18 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalCidade recebe programa dedicado à integração

Cidade recebe programa dedicado à integração

Sessões de cinema, acções de formação e jogos adaptados fazem parte do vasto programa de uma semana dedicada à temática da deficiência

A Semana Temática da Deficiência, que este ano vai para a 11.ª edição, a decorrer entre os dias 1 e 9 de Dezembro em vários espaços e equipamentos de Setúbal, inclui sessões de cinema, acções de formação e jogos adaptados.

- PUB -

Subordinado ao tema “Com os nossos sentidos!” e organizado pelo Grupo Concelhio para as Deficiências – Setúbal, o evento arranca no primeiro dia de Dezembro às 10h30 no Cinema Charlot – Auditório Municipal, com “Cineautismo”. Trata-se de uma sessão cinematográfica para crianças e jovens com perturbações do espectro do autismo. A entrada é gratuita, mediante inscrição nesta ligação.

O cinema volta a estar em destaque nesta edição da Semana Temática da Deficiência com a exibição, no dia 8, às 16h00, no Espaço 50 Cuts, do filme “A Família Belier”. A entrada é gratuita.

O “Dia Aberto dos Jogos Adaptados”, destinado à comunidade educativa, realiza-se no dia 3, entre as 09h00 e as 18h00, na Escola Secundária Sebastião da Gama, com actividades de boccia, goalball, basquetebol em cadeira de rodas, slalom em cadeira de rodas e percursos com guia para cegos.

- PUB -

No mesmo dia, entre as 10h00 e as 17h00, na placa central da Avenida Luísa Todi e no centro comercial Alegro Setúbal, a população tem a oportunidade de realizar rastreios gratuitos de prevenção da doença renal.

Um “Jantar às Cegas”, que desafia participantes, sem quaisquer problemas visuais, a ter uma refeição totalmente privados de luz, é servido no dia 5, às 20h00, na Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal. A iniciativa é dirigida às entidades e aos técnicos do Grupo Concelhio para as Deficiências – Setúbal.

A 11.ª Semana Temática de Deficiência, construiu um programa de “sensibilização da comunidade para uma atitude de aceitação, valorização e inclusão das pessoas com deficiência e de promoção dos valores de tolerância, solidariedade e respeito pelos outros”, refere a autarquia de Setúbal em comunicado.

- PUB -

A iniciativa, que conta com a presença de várias entidades, entre elas a Câmara de Setúbal que integra o Grupo Concelhio para a Deficiência, propõe ainda um alargado conjunto de acções de formação destinadas à comunidade educativa e técnicos e cuidadores de saúde.

- PUB -

Mais populares

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Barco naufragado em Tróia tinha boia de amarração no Porto de Setúbal

Jornal Observador adiantou que barco, intitulado “Lingrinhas”, estava “registado na Polónia e não recebia ‘vistorias’ das autoridades portuguesas”
- PUB -