27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalSetúbalVencedor da 1.ª edição do Concurso de Poesia Calafate recebe prémio este...

Vencedor da 1.ª edição do Concurso de Poesia Calafate recebe prémio este sábado

O segundo centenário do nascimento do poeta popular António Maria Eusébio está a ser assinalado com diversas iniciativas

 

- PUB -

O vencedor da I Edição do Concurso de Poesia em homenagem ao cantador “O Calafate”, já é conhecido e vai receber o prémio no sábado, às 16h00, na Galeria do Quartel do 11, na cidade de Setúbal.

Esta edição foi organizada pela UNISETI em parceria com a Câmara de Setúbal, e promove, com carácter bianual, o Concurso de Poesia Popular António Maria Eusébio “O Calafate”, tendo em vista contribuir para a divulgação do grande poeta popular nascido em Setúbal em 1819, e estimular a produção literária dos poetas contemporâneos.

O concurso foi aberto a todos os poetas, de qualquer nacionalidade, que apresentassem produções inéditas, escritas em português, subordinadas obrigatoriamente a motes da autoria de “O Calafate”. Os trabalhos tinham como data limite de entrega o dia 14 de Junho de 2019.

- PUB -

Entretanto, para amanhã, às 14h30, está marcada uma romagem ao Cemitério de Nossa Senhora da Piedade, para depositar flores na campa de António Maria Eusébio.

A 30 de Novembro A Casa do Corpo Santo, Museu Barroco, é lançado o livro sobre vida e obra de “O Calafate”, numa organização do Centro de Estudos Bocageanos.

No domingo, 15 de Dezembro, às 14h30, haverá uma romagem à casa onde nasceu o poeta popular, na Rua António Maria Eusébio, antiga Rua dos Marmelinhos, no Bairro do Troino.

- PUB -

A seguir será descerrada uma placa comemorativa do 2.º centenário do nascimento do poeta, numa organização do Rotary Club de Setúbal e Lasa – Liga dos Amigos de Setúbal e Azeitão, com o apoio da Câmara de Setúbal.

No mesmo dia, às 16h00, na Casa da Cultura é a apresentação pública da edição fac-similada da publicação que assinalou a inauguração do monumento a António Maria Eusébio.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -