CASA quer usar novas instalações para apoiar mais famílias

93
visualizações

Em Azeitão não há sem-abrigo, mas pelo menos 80 famílias vivem num nível avançado de pobreza a ponto de precisarem ajuda para comer

 

- Pub -

O CASA – Centro de Apoio ao Sem Abrigo de Azeitão, inaugura este sábado um novo espaço cedido pela Junta de Freguesia de Azeitão, o qual vai permitir alargar o número de famílias apoiadas, assim o considera Isaura Luzio, um dos elementos desta instituição solidária.

O novo espaço, na Rua do Poço N 107 armazém 2, em Vendas de Azeitão, vem substituir um outro mais antigo e já sem condições para ajudar as cerca de 80 famílias vulneráveis. “Estávamos numa situação muito drástica”, diz esta colaboradora de o CASA. Mas “conseguimos um mecenas para pagar, temporariamente, a renda desse espaço na Aldeia de Irmão”.

Agora com base no novo armazém, adaptado com trabalho voluntário, a instituição para além prever conseguir apoiar mais famílias com bens alimentares, espera poder chegar a outro tipo de bens. Por exemplo, “no Natal, para além do jantar desta quadra, poderemos vir a oferecer brinquedos se conseguirmos a colaboração de algumas grandes superfícies”, diz esta voluntária.

 

Rede solidária para distribuir alimentos

 

Os voluntários da instituição dão, diariamente, comida às famílias mais carenciadas – devido a baixas reformas, desemprego ou doença –, através da rede de colaboradores. Divididos em equipa semanais, percorrem essa rede e levam os alimentos para o armazém, que funciona como centro de entrega às famílias. Apenas à quarta-feira não é feita a distribuição de alimentos, sendo que à quinta-feira para além das refeições é distribuído um saco de mercearia.

O CASA de Azeitão, que está a funcionar à há cerca de 9 anos, tem agora oportunidade de alargar a sua rede de apoio com um novo espaço, que vai contar na inauguração com a presidente da Junta de Freguesia de Azeitão, Celestina Neves, alguns mecenas e com o director do CASA de Lisboa.

Comentários

- Pub -