29 Março 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalTeatro O Bando e Coro Setúbal Voz apresentaram 'Purgatório' no D. Maria...

Teatro O Bando e Coro Setúbal Voz apresentaram ‘Purgatório’ no D. Maria II

Da parceria iniciada em Fevereiro deste ano entre a companhia de teatro e o coro resultou um espectáculo que já leva um total de 14 apresentações em Lisboa, Setúbal e Coimbra

- PUB -

 Ontem foi o último de 10 dias ao longo dos quais a Companhia de Teatro O Bando em conjunto com o Coro Setúbal Voz fizeram nove apresentações do espectáculo “Purgatório”, de Dante Alighieri, com tradução de Sophia de Mello Breyner Andresen e música de Jorge Salgueiro, no nacional D. Maria II, em Lisboa.

O “Purgatório” é o resultado de uma parceria estabelecida entre a companhia de teatro e o coro, que foi iniciada em Fevereiro de 2019, contando já com dezenas de ensaios e 14 actuações – as nove realizadas no Teatro Nacional D. Maria II, além de quatro em Setúbal e uma em Coimbra.

Com os actores Fernando Luís (no papel de Virgílio), Nélson Monforte (Dante), Rita Brito (Matilde) e Sara Belo (Beatriz), o espectáculo, nestas apresentações, teve como equipa artística responsável Miguel Jesus (dramaturgia), João Brites (encenação), Jorge Salgueiro (música e direcção musical), Juliana Pinho (corporalidade), Rui Francisco (cenografia), Clara Bento (figurinos e adereços), Nicolas Manfredini (desenho de luz), Miguel Lima (desenho de som) e Dora Sales (assistência à encenação e cenografia).

- PUB -

Pelo Coro Setúbal Voz actuaram mais de 60 elementos. A saber: como Baixos – Adalberto Petinga, Benedito Marques, Carlos Oliveira, Francisco Canteiro, Giovanni Licciardello, João Carvalho, João Oliveira, José Saraiva, Luís Torres, Manuel Alexandre, Mário Neves, Osvaldo Picoito, Pedro Andrade e Rafael Narciso.

Como Contraltos – Ana Cláudia Sousa, Ana Cristina Ferreira, Ana Paula Rosa, Anaísa Rato, Antónia Godinho, Antonieta Saragoça, Carolina Pinto, Cláudia Martinheira, Dinora Ferreira, Isabel Soares, Isabel Vieira, Manuela Palma Rodrigues, Maria Celeste Gomes, Maria do Carmo Barbosa, Sónia Tchissole Silva, Susana Couto, Teresa Barreto, Teresa Hiêu, Teresa Jesus e Teresa Olaio.

Como Sopranos – Amália Marrafa, Ana Arruda, Ana Leão, Carme Juncadela, Cátia Rodrigues, Célia Nascimento, Dina Alves, Eduarda Azinheira, Esperança Cadima, Eulália Matta, Fátima Afonso, Fátima Brito, Filomena Murtinheira, Isabel Marques, Juliana Telmo, Maria do Carmo Nunes, Maria João Viegas, Maria José Gervásio, Marisa Rodrigues, Odete Lula, Paula Coelho, Regina Dinis e Salomé Cunha. Como Tenores – Alexandre Machado, David Martins, Frederico Prazeres, Jaime Torres, João Rato, José António Raposo, Néu Silva, Paulo Luz, Paulo Nunes e Paulo Simões.

- PUB -

O espectáculo mostra Dante a viajar ao longo de três manhãs, três tardes e três noites, numa espécie de local intermediário. “Muitas pessoas caminham, passam como uma multidão de estrelas ou um rebanho assustado que procura alguma divindade a quem venerar. Uma manada subjugada que ama a autoridade. Uma matilha insubmissa que se manifesta e se revolta”. Melhor do que palavras é aguardar para que volte a estar em cena.

- PUB -

Mais populares

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

Praça do Brasil permanece em mudança e avança com transformação urbana

Espaço começou ontem a ser preparado para ser criada uma área exclusiva de usufruto público

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -