29 Março 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalConvento de Jesus vai receber terceira e última fase de intervenção

Convento de Jesus vai receber terceira e última fase de intervenção

Projecto aprovado em reunião pública pretende requalificar as Alas Norte e Nascente do monumento

Passados três anos, o Convento de Jesus prepara-se para receber a 3ª, e última, fase de intervenções, direccionadas a requalificar as Alas Norte e Nascente. Estas são, segundo Maria das Dores Meira, presidente da Câmara Municipal de Setúbal “de extrema importância por se tratar de um monumento de interesse nacional bastante relevante para a cidade de Setúbal”.

- PUB -

Estipuladas num valor base de 2.299.027,14€, esta última fase de requalificação tem como principal objectivo conservar, reabilitar e valorizar o Convento de Jesus, de forma a apresentar o mesmo ao público como Museu de Setúbal. “O dinheiro que tem vindo a ser gasto na requalificação do Convento de Jesus é dos setubalenses, provenientes de fundos comunitários angariados para o efeito”, afirma Maria das Dores Meira. Foi fixado, ainda, um prazo máximo de execução em 420 dias.

Serão realizados trabalhos no interior das salas expositivas, localizadas nas Alas Norte e Nascente do edifício e serão, ainda, executados trabalhos nas áreas da arquitectura, conservação e restauro, museografia e iluminação museológica (luminotecnia). A área intervencionada abrange o Piso 0 e o Piso 1, num acréscimo de área expositiva, em conjunto com a Museografia e de área exterior, nomeadamente no pátio do Claustro.

Para a presidente da Câmara de Setúbal “este monumento tem vindo a ser, infelizmente, abandonado pelos sucessivos governos e pelo Estado. Estas intervenções são importantes por se tratar de um monumento com tamanha história e já deveriam de ter acontecido”.

- PUB -

As novas intervenções “não impedirão em nada o acesso ao Convento de Jesus quando este for reaberto”, diz Maria das Dores Meira. “As obras agora a realizar serão feitas ou no exterior ou em salas devidamente identificadas, não existindo constrangimentos na sua visita”, acrescenta.

Reabertura do Convento de Jesus

Marcada para o Dia Internacional dos Museus, dia 18 de Maio, a inauguração oficial do Convento de Jesus “garantirá não um, mas três dias memoráveis para a cidade de Setúbal”, garante Maria das Dores Meira.

- PUB -

A comemoração começa, assim, no dia 16 de Maio, “com a aplicação de um serviço religioso permanente e regular, situação que antes não se verificava”, diz a presidente. “No dia 17 de Maio, domingo, será celebrada a primeira missa solene, celebração que apenas acontecia em situações excepcionais ou eventos previamente marcados”, acrescenta. A celebração contará com a presença do D. José Ornelas, bispo de Setúbal.

Monumento alberga vivências históricas marcantes

Para a presidente da Câmara Municipal de Setúbal, este monumento é “muito importante para a história da cidade”. “Foi no Convento de Jesus que foi rectificado o Tratado de Tordesilhas [tratado que dividiu, em 1494, o mundo em dois impérios: Portugal e Espanha]. Foi no Convento de Jesus que foi realizado o protótipo do Mosteiro dos Jerónimos”, acrescenta.

Com mais de 500 anos, o Convento de Jesus é considerado desde 1910 como Monumento Nacional. Fundado em 1490, foi inaugurado por Justa Rodrigues Pereira, ama do rei D. Manuel I. Situado entre as muralhas quatrocentistas e seiscentistas existentes na cidade de Setúbal é, também, uma das primeiras obras que representa a arquitectura manuelina.

 

 

- PUB -

Mais populares

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

Praça do Brasil permanece em mudança e avança com transformação urbana

Espaço começou ontem a ser preparado para ser criada uma área exclusiva de usufruto público

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -