26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalTestes a trabalhadores de lares avançam no país mas deixam Setúbal e...

Testes a trabalhadores de lares avançam no país mas deixam Setúbal e a região de fora

Directora-geral de Saúde diz que testes vão chegar “gradual e progressivamente”, mas não diz quando

 

- PUB -

Os lares de idosos que estão integrados em zonas de maior risco de propagação do novo coronavírus serão “alvo preferencial” da intervenção do Ministério da Saúde para a realização de testes, disse ontem a directora-geral da Saúde, que não informou quando poderão ser testadas as unidades de Setúbal e da região.

Ontem começaram a ser realizados testes de despistagem à covid-19 em lares da terceira idade de Lisboa, Aveiro, Évora e Guarda.

Questionada na conferência de imprensa diária, no Ministério da Saúde, sobre o Porto, a região mais afectada, não estar incluído nesta primeira fase, Graça Freitas explicou que os trabalhadores dos lares serão “todos gradual e progressivamente testados, porque se identificar alguém positivo e assintomático é logo isolado do circuito”.

- PUB -

“Esse é o grande objectivo de testar todos os profissionais”, frisou, explicando que esta medida resultou de um trabalho conjunto dos ministérios do Trabalho e da Segurança Social, da Ciência e da Saúde e outras entidades.

Graça Freitas explicou que houve critérios dos outros dois ministérios para testarem determinados lares e a saúde vai testar de acordo com critérios do risco populacional.
“Aqueles lares que estarão integrados em zonas de populações de maior risco onde circula mais o vírus serão alvo preferencial da intervenção do Ministério da Saúde”, salientou.

Segundo a directora-geral da Saúde, os profissionais que testarem positivo sairão do atendimento e os que testarem negativos se continuarem a fazer atendimento aos utentes terão de usar material de protecção individual para não contagiar se forem um falso negativo.

- PUB -

Na sua intervenção inicial na conferência sobre a actualização dos dados da covid-19 em Portugal, o secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, afirmou que “a testagem em populações de risco como os idosos e os funcionários de lares tem sido uma preocupação constante”.

“Nas próximas semanas vão ser testados os funcionários dos lares e utentes destas unidades que registem algum tipo de suspeita”, uma medida que visa diminuir “o efeito de propagação nos lares que é efectivamente uma grande preocupação” das autoridades.
Graça Freitas quis ainda deixar “uma palavra de tranquilidade” aos idosos: têm uma taxa de mortalidade superior à das outras pessoas mas não é uma fatalidade ter covid e morrer”.

“A maior parte dos idosos mesmo com covid, mesmo com doenças associadas felizmente sobrevive, portanto, muita tranquilidade também aos idosos”, apelou Graça Freitas.

Lusa

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -