24 Abril 2024, Quarta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalSetúbal mostra sinais de cansaço do isolamento em véspera de maior controlo

Setúbal mostra sinais de cansaço do isolamento em véspera de maior controlo

Esta quarta-feira circulavam mais pessoas e carros, incluindo crianças

 

- PUB -

Um dia depois do discurso optimista do Presidente da República, as ruas da cidade sadina estiveram esta quarta-feira mais concorridas. Com duas semanas de confinamento, o cansaço da quarentena sem fim à vista começa a fazer efeito.

O repórter d’O SETUBALENSE constatou, a meio do dia, uma cidade com mais vida a pulsar nas ruas. Mais gente à entrada dos bancos, farmácias, pequeno e grande comércio. Foi notório também maior número de carros a circular. Neste olhar pela cidade, notámos ainda uma maior azáfama nos transportes públicos, que registaram maior afluência. Alguns autocarros circulavam com a lotação, que é permitida nesta altura, esgotada.

O SETUBALENSE constatou movimentação pedonal, com pessoas em pequenos grupos e crianças a brincar. Vimos também alguns ajuntamentos em bancos de jardim, muito jogging e treinos de BTT.

- PUB -

Nas últimas duas semanas, desde que foi decretado o estado de emergência, Setúbal tem tido momentos de parecer uma cidade fantasma, mas, ontem, foi notória a diferença.
Setúbal tem dado o exemplo. Os cidadãos, na sua grande maioria, anteciparam e adequaram os seus comportamentos cívicos antes das ordens superiores, até porque o município foi dos primeiros a declarar o estado de alerta.

Esta quarta-feira terá sido um dia atípico dentro desta nova realidade imposta pela pandemia.

GNR e PSP na rua a partir da meia-noite sobretudo à entrada das cidades

Com a operação conjunta “Páscoa em Casa”, que arranca às 00.00 desta quinta-feira e decorre até às 24:00 de 13 de Abril, vai ser mais difícil circular, sobretudo entre concelhos.

- PUB -

Cerca de 35 mil militares da GNR e agentes da PSP que têm estado a vigiar o cumprimento das normas do estado de emergência vão concentrar-se nas principais vias rodoviárias de acesso ao norte e ao sul do país, bem como terminais de transportes e entradas das principais cidades, acompanhando idosos e vítimas de violência doméstica.

Novas restrições de circulação impostas na renovação do estado de emergência estipulam que entre 09 e 13 de Abril as deslocações não poderão fazer-se para fora do concelho de residência, salvo situações autorizadas.

Por Luís Pestana

- PUB -

Mais populares

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência
- PUB -