19 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalSetúbal ganha quatro candidaturas nas 7 Maravilhas da Cultura Popular

Setúbal ganha quatro candidaturas nas 7 Maravilhas da Cultura Popular

A Feira de Sant’Iago, a Lenda da Arrábida e a Festa de Nossa Senhora do Rosário de Troia estão a concurso

 

- PUB -

Setúbal tem quatro candidaturas aprovadas ao concurso 7 Maravilhas da Cultura Popular, tantas quantas a Câmara de Setúbal candidatou, tendo recebido agora a aprovação do conselho científico da iniciativa.

À categoria Festas e Feiras a autarquia candidatou a Feira de Sant’Iago, à de Lendas e Mitos, candidatou a Lenda da Arrábida, a Artefactos, concorre o Chapéu Descarregador de Peixe, e na categoria Procissões e Romarias, foi proposta a Festa de Nossa Senhora do Rosário de Troia.

Com as candidaturas aceites e validadas pelo conselho científico, “o município de Setúbal já recebeu os selos de nomeados para cada um destes importantes elementos do património e da identidade setubalense”, dá a saber a autarquia em nota e imprensa.
Com a participação nas 7 Maravilhas da Cultura Popular, a Câmara “pretende promover e valorizar as tradições culturais e populares do concelho, com a candidatura de quatro patrimónios que unem os setubalenses há vários séculos”, refere o mesmo documento.
Na próxima fase, o painel de especialistas vota para escolher três patrimónios em cada categoria, num total de 21 por distrito ou região autónoma. Os resultados desta selecção devem ser conhecidos no final de Abril.

- PUB -

Na segunda fase de votação, esta lista é reduzida a sete finalistas, independentemente da categoria em que estiverem inscritos, num total de 140 patrimónios finalistas a nível nacional, igualmente seleccionados pelo painel de especialistas do concurso.

Os finalistas são apresentados para votação pelo público em vinte programas transmitidos em directo pela estação televisiva RTP entre Julho e Agosto. A gala final em que são anunciadas as 7 Maravilhas da Cultura Popular deve decorrer em Setembro.
Setúbal tem marcado presença nas várias edições do concurso Maravilhas de Portugal. O Portinho da Arrábida foi um dos vencedores das 7 Maravilhas Naturais de Portugal, em 2010, e a sardinha assada foi eleita uma das 7 Maravilhas da Gastronomia, em 2011.

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência
- PUB -