19 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalJá o tempo se habitua a protecção individual

Já o tempo se habitua a protecção individual

Mercado do Livramento recebe viseiras

 

- PUB -

O Mercado do Livramento, em Setúbal, recebeu ontem de manhã, em oferta, várias viseiras de defesa contra a contaminação pelo vírus Covid-19. Este equipamento de protecção individual, foi entregue a grupos profissionais com actividade de maior risco pela empresa FAN 3D.

Esta empresa, que que já produziu mais de duas mil viseiras, tem vindo há cerca de um mês a produzir estes materiais com recurso a impressoras a três dimensões, com o objectivo de servirem de protecção para profissionais de saúde locais, instituições de solidariedade social e trabalhadores associados à Câmara Municipal.

Na manhã de quarta-feira, o director da FAN 3D, Eurico Assunção, que lidera uma equipa de engenheiros mecânicos de Setúbal disponibilizou, gratuitamente, mais viseiras, desta vez num dos mais belos mercados municipais do mundo, ao mesmo tempo, que colheu opiniões dos utilizadores sobre estes equipamentos de protecção individual.

- PUB -

“Por enquanto, as viseiras estão a ser apenas distribuídas a trabalhadores municipais no mercado e alguns comerciantes. Vamos tentar que todos os comerciantes tenham as viseiras”, referiu o responsável.

Para a vereadora das Actividades Económicas da Câmara Municipal, Eugénia Silveira, a acção tomada pela start-up especializada em consultadoria de engenharia e que presta apoio para a indústria nas melhores práticas da impressão a 3D, traduz-se num “exemplo fantástico de solidariedade e de preocupação”.

A iniciativa de fabricar as viseiras com recurso a impressoras 3D, liderada por Eurico Assunção, Luís Fialho e David Barbosa, em articulação com o município, surgiu na sequência de um alerta de falta de equipamento de protecção individual lançado por uma enfermeira do Centro Hospitalar de Setúbal, dá a saber comunicado da autarquia.
Para agilizar a produção e montagem das viseiras, suportes para a cabeça nos quais é posteriormente aplicada folha de acetato, a autarquia cedeu, no início do mês de Abril, um dos edifícios do Parque Municipal de Poçoilos.

- PUB -

Neste espaço transformado em unidade industrial, a equipa de engenheiros mecânicos consegue produzir, com recurso a seis aparelhos de impressão, perto de 60 viseiras por dia. Até hoje, já entregou cerca de duas mil viseiras em Setúbal.

Durante a visita desta manhã ao Mercado do Livramento, além do agradecimento especial ao responsável pela empresa, a vereadora Eugénia Silveira realçou a importância da utilização destes equipamentos de protecção individual num local “de bastante aglomeração” de pessoas. “É, portanto, uma iniciativa de louvar, de extrema utilidade pública”, acrescentou.

No início, o projecto, criado a 18 de Março, estava apenas direccionado aos profissionais de saúde do hospital de Setúbal, mas depois começaram a surgir inúmeros pedidos de diversas instituições e a entrega de mais materiais médicos elaborados pela FAN 3D.

“À autarquia oferecemos cerca de 150 viseiras e, nestes últimos dias, temos distribuído também à Santa Casa da Misericórdia”, avançou Eurico Assunção. “A ideia é multiplicarmos a resposta para chegarmos ao maior número de instituições possível”, revelou.

Os títulos das notícias desta edição do jornal são inspirados em títulos das canções de José Afonso.

- PUB -

Mais populares

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Barco naufragado em Tróia tinha boia de amarração no Porto de Setúbal

Jornal Observador adiantou que barco, intitulado “Lingrinhas”, estava “registado na Polónia e não recebia ‘vistorias’ das autoridades portuguesas”
- PUB -