26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalUniversidade Sénior ‘responde’ à pandemia com novas tecnologias

Universidade Sénior ‘responde’ à pandemia com novas tecnologias

UNISETI não avança com lay-off e consegue apoio da sua comunidade educativa

 

- PUB -

A UNISETI- Universidade Sénior de Setúbal mantém-se activa mesmo nesta fase de pandemia. Ajustou processos, facultou formação a alunos e professores e assumiu aulas online. Na mira está a continuidade deste novo sistema lectivo à distância, mesmo na Universidade de Verão.

Com cerca de 450 alunos, mais professores, o que envolve uma comunidade na ordem de 600 pessoas, a UNISETI tem ainda de responder pelos funcionários da instituição e encargos funcionais dos seus dois edifícios. Mas, por agora, a situação financeira “está estável”, diz Arlindo Mota, presidente do Conselho de Administração da universidade.
Em Abril, a UNISETI decidiu não cobrar propinas aos alunos e, entretanto, questionou-os sobre a possibilidade de manter o valor habitual, ou baixar o mesmo, ou ainda isentá-los desse pagamento. “Até agora as indicações que temos é que os alunos querem assumir as propinas no valor normal”, afirma Arlindo Mota.

Para o presidente esta leitura é um indicador da “grande relação dos alunos com a UNISETI”. Ou seja, pela parte financeira, e tendo em conta que algumas entidades que ajudavam a universidade com verbas agora não o conseguem fazer, a manutenção das propinas ajudam ao equilíbrio da instituição.

- PUB -

“Não quisemos recorrer à ‘lay-off’ para os nossos funcionários. Temos um fundo de maneio que nos permite sustentar durante uns meses, mas as propinas continuam a ser um grande contributo para continuarmos a funcionar”, diz Arlindo Mota que coloca ainda enfase na missão da UNISETI de “manter a população sénior activa” e, ao mesmo tempo, “não quebrar os laços da comunidade”.

Para o presidente da UNISETI, esta providência sanitária que obriga a aulas virtuais, revela um facto não esperado por muitos: é que nem toda a população com mais idade é info-excluída. “Muitos dos nossos alunos estão a par das novas tecnologias de informação, enquanto outros adquiriram computadores e, com a ajuda de técnicos de informática, passaram a lidar bem com esta nova realidade”.

Arlindo Mota comenta ainda que a UNISETI é das universidades seniores que demonstra “mais pró-actividade” e capacidade organizativa para “fazer frente a esta crise”. E relembra: “entrámos em período de contenção ainda antes de o Governo o anunciar, e estamos prontos para continuar o nosso trabalho”.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -