28 Março 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalCovid-19: Setúbal testou 626 funcionários de lares em dois dias

Covid-19: Setúbal testou 626 funcionários de lares em dois dias

O rastreio decorreu nos dias 27 e 28 de Abril e abrangeu 41 instituições do concelho

- PUB -

 

Setúbal encerrou a primeira semana de testes a funcionários de lares “com 626 rastreios concretizados entre os dias 27 e 28 de Abril, em 41 instituições”, segundo revelou o vereador Carlos Rabaçal em entrevista a O SETUBALENSE.

O responsável pelo Serviço Municipal de Protecção Civil e Bombeiros assume “um resultado muito positivo”, num universo de 1068 trabalhadores identificados e tendo em conta que a Área Metropolitana de Lisboa (AML) havia colocado como meta inicial 250 testes por dia, em cada concelho.

- PUB -

Números que complementam o balanço inicial, publicado ontem pelo jornal O SETUBALENSE, no qual a Câmara Municipal de Setúbal confirmou a realização de 225 testes só no dia 27 de Abril.

Quanto à medida colocada em prática em todos os municípios da AML, no distrito de Setúbal está a ser concretizada “através de um trabalho desenvolvido pela máquina distrital da Protecção Civil, muito bem conduzida pelo actual comandante, Elísio Oliveira”, destaca Carlos Rabaçal, “como o objectivo de apoiar a Saúde”.

Um trabalho de equipa que, desde o dia 27 de Abril, já permitiu ao Agrupamento de Centro de Saúde da Arrábida, acompanha os concelhos de Setúbal, Palmela e Sesimbra, realizar mais 700 testes a funcionários de lares. “No fim esperamos que todos os profissionais de lares sejam testados”, refere o vereador.

- PUB -

Quanto a testes aos utentes para rastreio da Covid-19, Carlos Rabaçal ainda não tem datas previstas, “mas tudo dependerá de quando terminarem os testes a todos os profissionais”.

No Barreiro os testes a profissionais de lares de idosos e Residências Seniores das Instituições Particulares de Solidariedade Social começam esta semana. “Entre quarta ou quinta-feira, em cerca de oito lares, que incluem dezenas de funcionários”, confirmou Frederico Rosa, presidente da Câmara Municipal do Barreiro, a O SETUBALENSE.

No Montijo os testes também vão iniciar esta semana e serão realizados a cerca de 600 trabalhadores de lares.

Esta sexta-feira a Área Metropolitana de Lisboa reune com o secretário de Estado da Saúde, António Sales, para avaliar os primeiros resultados desta medida que tem vindo a e articuladas com os municípios, através dos serviços de protecção civil e agrupamentos de centros de saúde.

- PUB -

Mais populares

Grande empreitada da Praça do Brasil já começou e rotunda tem estátua nova

Menino a brincar com um comboio numa linha infinita é a nova imagem de uma das zonas mais emblemáticas da cidade

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -