26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalNaval Setubalense comemora um século sem actos públicos

Naval Setubalense comemora um século sem actos públicos

O clube já abriu o espaço de parqueamento de embarcações e está a ponderar o regresso da vela e remo

 

- PUB -

O Clube Naval Setubalense comemora hoje o centenário de actividade ao serviço da comunidade desportiva e de lazer, mas como tem acontecido com várias entidades, o estado pandémico Covid-19 não lhe permite actos públicos, pelo que vai unicamente publicar no seu site uma mensagem do presidente da direcção, Hugo O’Neill.

Entretanto, com o plano de desconfinamento em vigor, embora se mantenha o estado de calamidade, o Clube Naval Setubalense já abriu as portas aos proprietários de embarcações para o serviço de parqueamento em seco, uso da grua e também no plano de água uma vez que “foi aberta a possibilidade de navegação no rio”, diz Filipe Chagas, secretário-geral do clube.

Por enquanto, mantém-se suspensa toda a prática desportiva promovida pela colectividade, embora esteja a ser ponderada a possibilidade de “abrir a prática de remo e vela”, avança este responsável. À espera de nova decisão fica assim o desporto adaptado, o hóquei em patins, ginástica, patinagem artística e natação.

- PUB -

No seu discurso, o presidente Hugo O’Neill vai relembrar a história do Clube Naval Setubalense, constituído a 6 de Maio de 1920 por um grupo de notáveis setubalenses. Acabara a Primeira Guerra Mundial e o país estava a braços com uma crise social e económica quando foi decidido lançar um clube com o objectivo de “abrir à população de Setúbal o acesso à prática de desporto, em especial o desporto náutico tirando partido das excepcionais condições naturais da região”, neste caso do rio Sado.

Para além de relembrar o passado, o presidente da direcção vai apontar o futuro onde refere que “em 2012, o clube apresentou à Camara Municipal de Setúbal e à Administração do Porto sadino um pré-projecto associando uma marina a construir no local onde estão as sua instalações com um estaleiro de reparação naval a montante do rio, para cobrir uma falha na oferta actual deste serviço para iates de grandes dimensões, projecto este que está em estudo e que a vingar poria Setúbal no mapa dos grandes portos de recreio a nível mundial”.

Quanto às comemorações, o programa que estavam previstas para Junho, Agosto e Setembro “terá de ser reequacionados logo que sejam conhecidas as limitações da crise de pandemia que afecta o nosso país. Incluindo nesse programa está a edição de uma publicação dando conta da história do clube nos seus primeiros cem anos, pondo em evidencia a notabilíssima contribuição de sócios e de outras entidades que muito horam o clube, e em sentido mais lacto a cidade se Setúbal”.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -