27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalSetúbalAlbérico Afonso: “O livro d’O Setubalense vai ser um marco para a...

Albérico Afonso: “O livro d’O Setubalense vai ser um marco para a historiografia”

Albérico Afonso Costa coordena a equipa de historiadores que elaborou o livro que o jornal vai publicar em Julho, nas comemorações do 165.º aniversário

 

- PUB -

Albérico Afonso Costa, historiador doutorado em História Cultural e das Mentalidades Contemporâneas, é o coordenador da equipa de investigadores que elaborou o livro comemorativo de O SETUBALENSE, intitulado “Setúbal no centro do mundo”. A proposta, recebida “como um desafio que não poderia nunca recusar”, foi encarada com “grande entusiasmo pelo facto de O SETUBALENSE ser um dos jornais mais importantes e dos mais ricos repositórios da memória colectiva da comunidade de Setúbal”, disse Albérico Afonso Costa

“A história contemporânea não pode fazer-se sem ter em conta este jornal que tem uma continuidade na cidade de Setúbal ao longo de mais de século e meio e é uma das mais importantes publicações da imprensa portuguesa”, sublinha. Para o professor, esta obra, criada com o intuito de celebrar os 165 anos do jornal mais antigo de Portugal Continental, “representa um complemento importante na actividade de investigação pessoal” e “um trabalho global excelente que apenas foi possível porque colaboraram para a sua construção 20 investigadores reconhecidos não apenas na academia, mas também a nível local por investigações por si realizadas, com preferência para temas relacionados com Setúbal”. A selecção dos historiadores acabou por se demonstrar fácil por já conhecer “o seu trabalho e a qualidade dos seus estudos”.

Desta forma, “todos colaboraram ao longo dos últimos seis meses para a construção da obra”, que vai contar com “400 páginas divididas por seis capítulos”. Com o livro concluído, Albérico Afonso Costa afirma que “coordenar um projecto com 20 pessoas nunca é simples pois requer sempre muito trabalho”, mas considera que “a experiência foi muito compensadora pois é abordado, com uma perspectiva actualizada, um conjunto muito vasto de temas da história da cidade e da sua região”. No final, “todos os conhecimentos que pretendia transmitir concretizaram-se e todos os colaboradores ficaram satisfeitos com o resultado do seu contributo”.

- PUB -

A estrutura, por si decidida, “foi apresentada numa reunião com a direcção de O SETUBALENSE e com todos os colaboradores, na qual aceitaram as ideias com entusiasmo”. Contudo, ao longo de todo o processo “houve sempre uma abertura para sugestões e espaço para temas que foram aparecendo e que não estavam previstos inicialmente”, ideias essas vistas como “uma riqueza suplementar importante”.
No primeiro capítulo, encontram- -se “um prefácio do professor Viriato Soromenho-Marques, uma declaração do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa e uma introdução redigida pelo director do jornal, Francisco Alves Rito, assim como diversas entradas sobre as genes ecológicas em Setúbal e artigos sobre a sua história e quais os objetivos da sua publicação”.

O capítulo seguinte “expõe os temas locais, no qual foram seleccionadas notícias sobre grandes acontecimentos ocorridos na cidade, como por exemplo o atentado ao director de O SETUBALENSE no seu primeiro ano de existência ou a sua suspensão”. No terceiro capítulo, “designado de figuras históricas setubalenses, constam 40 biografias de pessoas já falecidas que se distinguiram nas mais diversas áreas de intervenção humana”. Para o coordenador este capítulo “foi dos mais difíceis de produzir porque poderiam ter sido colocadas mais figuras importantes”. “A selecção foi feita por mim e o critério integra diferentes elementos da história da cidade e da história contemporânea”, adianta.

Em seguida, no capítulo quatro, são apresentadas “páginas culturais, escolhidas consoante a sua importância e tendo em conta o tempo disponível para a pesquisa”. Os temas nacionais e internacionais estão expostos no quinto capítulo, no qual “são apresentadas 30 temáticas distintas”. Por último, no sexto capítulo, estão “nomeadas vivências do quotidiano, com histórias insólitas e anúncios diferentes publicados pelo jornal”.

- PUB -

No total, para a sua construção “cada autor analisou muitas centenas de jornais pois para este livro cada entrada não corresponde a um mas sim a dezenas deles”. Além disto, “foram muitos os documentos averiguados”, assim como foi necessário basear a pesquisa em fontes primárias “como, evidentemente, O SETUBALENSE, que demonstrou ser um recurso bastante valioso”.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -