Semana do Mar cancelada devido à actual crise sanitária

25
visualizações

Decisão tomada pela organização pretende evitar “número elevado de cidadãos” no mesmo local

 

- Pub -

A edição deste ano da Semana do Mar, evento que acontece todos os anos na última semana de Setembro com o objectivo de celebrar “a relação da cidade com o mar”, foi cancelada devido “à actual crise sanitária” provocada pela propagação da Covid-19. A decisão, tomada pela Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, em concordância com a Câmara Municipal de Setúbal, aconteceu pelo facto de considerarem “não ser possível realizar em segurança um evento que junta milhares de pessoas” no mesmo espaço, lê-se em nota de imprensa.

“A Semana do Mar promove, anualmente, no final do Verão, um vasto e diversificado conjunto de iniciativas gratuitas, centradas na zona ribeirinha, de que se destacam visitas a navios emblemáticos da Armada e de outras instituições”, “passeios em embarcações tradicionais e baptismos de mar”, reforça a Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, acrescentando que “os momentos de fruição e de conhecimento proporcionados por este certame atraem um número elevado de cidadãos, realidade que levou a organização a suspender a realização daquela que seria a sexta edição”.

Expectantes de que a edição de 2021 se realize em segurança, a “APSS e o município de Setúbal pretendem que, uma vez restabelecidas todas as condições para o público, a Semana do Mar possa regressar numa edição celebrativa que compense a ausência desta” edição, agora cancelada.

Bivalmar organiza acção de formação

A Bivalmar – Organização de Produtores, cooperativa que centra a sua actividade na captura, distribuição e exportação de bivalves, vai realizar amanhã, pelas 17h00, “uma acção de formação dirigida aos arrais de pesca das embarcações da cooperativa”.

A acção de formação, que vai acontecer no auditório da Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, “realiza-se no âmbito da Covid-19 e tem como principal objectivo a sensibilização das tripulações para os cuidados que devem adoptar a bordo das embarcações de pesca”, revela a cooperativa em nota de imprensa. O evento conta com “o apoio do Secretário de Estado das Pescas e será dirigida por Técnicos da Marinha”.

Actualmente a Bivalmar é uma cooperativa que “representa 21 navios e 150 pescadores licenciados para pescar bivalves nas águas do oceano de oeste a sul de Portugal”.

Comentários

- Pub -