Autarquia e Politécnico vão avançar com projecto de inclusão na Figueirinha e Albarquel

69
visualizações

Novo plano vem na sequência de investimentos na requalificação das zonas balneares da Arrábida

 

- Pub -

As zonas balneares de Figueirinha e Albarquel vão ser alvo de um projecto que visa melhorar as condições de oferta turística inclusiva. Designado por Praia para Todos, este novo plano é dinamizado na sequência de um investimento qualificador daquelas praias, concretizado recentemente pela Câmara de Setúbal.

Desenvolvido em parceria pelo Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) e a autarquia, a celebração do protocolo para aplicação deste projecto foi aprovada na última reunião de Câmara. O objectivo é apoiar pessoas com mobilidade reduzida e invisuais na utilização dos novos equipamentos nestas praias da Arrábida.

Destina-se, portanto, “à prestação de apoio especializado a estes utilizadores nas praias da Figueirinha e de Albarquel, entre 13 de Junho a 31 de Setembro, das 09h00 às 14h00”, um trabalho a ser feito por “alunos do IPS, com formação ao nível da fisioterapia, da enfermagem, da terapia da fala, do desporto, da animação e da intervenção sociocultural”.

A deliberação destaca o facto do IPS já ter “experiência comprovada em dinamização de projectos semelhantes em outras praias da região” e de promover, anualmente, acções de “capacitação profissional a diversos jovens dessas áreas”.

As beneficiações já realizadas naquelas praias, incluindo novas acessibilidades, zonas de estada e edifícios de apoio, resultam de candidaturas apresentadas pela Câmara Municipal de Setúbal a financiamento através do Programa Valorizar – Linha de Apoio ao Turismo Acessível, dinamizado pelo Turismo de Portugal.

Foram obras de beneficiação que resultam da “prioridade” da autarquia em dinamizar o turismo em Setúbal, pois além da vertente de sustentabilidade, “beneficia a população local” e activa “o potencial económico ao nível da captação de visitantes” na região, lê-se na deliberação aprovada na quarta-feira.

Comentários

- Pub -