23 Abril 2024, Terça-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalCâmara e Porto de Setúbal assinam protocolos na área da Protecção Civil

Câmara e Porto de Setúbal assinam protocolos na área da Protecção Civil

Acordos visam divulgar trabalho da Protecção Civil e obras no quartel dos Bombeiros Sapadores

 

- PUB -

A Câmara Municipal de Setúbal e a Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS), assinaram ontem protocolos de colaboração com vista ao desenvolvimento de duas acções na área da segurança e da protecção civil.

Um dos protocolos, assinado pela presidente da APSS, Lídia Sequeira, e pela presidente da Câmara de Setúbal, Maria das Dores Meira, refere-se à “cedência de um edifício localizado no Jardim Engenheiro Luís Fonseca”, entre as instalações do antigo restaurante Portugália e o cais de apoio aos catamarãs, para criação de um Centro de Interpretação dos Riscos, refere a autarquia em comunicado.

O futuro equipamento, dinamizado pela Câmara Municipal de Setúbal, através do Serviço Municipal de Protecção Civil e Bombeiros, “destina-se à divulgação de diversas esferas de intervenção na área da segurança e protecção civil”.

- PUB -

Um dos destaques deste centro vai para a mostra interactiva itinerante “Riscos! Aprender e Evitar”, especialmente direccionada para a comunidade escolar, que assim ganha um local fixo para ser visitada.

“Com o novo espaço, a mostra, uma mais-valia para a aprendizagem na área da protecção civil, ganha um espaço fixo, com a possibilidade de poder ser ampliada”, realçou Maria das Dores Meira, durante o acto protocolar nas instalações da APSS.
Por sua vez, Lídia Sequeira manifestou satisfação em “poder contribuir para a instalação deste centro vocacionado para a vertente educativa nas áreas da segurança e da protecção civil”.

A mostra apresenta, em quatro módulos, os principais riscos presentes nos quatro elementos da natureza – terra, ar, água e fogo – em painéis com informações escritas e imagens, mas também em diversos simuladores interactivos.

- PUB -

Além desta mostra permanente, este centro, que foca atenções nos diversos riscos existentes tanto no território setubalense como a nível nacional, recebe ainda um núcleo subordinado às alterações climáticas.

As duas entidades firmaram ainda um protocolo para a realização de obras no quartel da Companhia de Bombeiros Sapadores de Setúbal.

No âmbito desta colaboração, a Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra assegura uma verba, “a rondar os 60 mil euros, para a execução de beneficiações na cobertura do quartel”.

Os trabalhos, a avançar já durante o período deste Verão, “destinam-se ao encapsulamento da cobertura de fibrocimento do edifício, tornando-o ambientalmente mais sustentável e com maior segurança”.

“Este contributo [da APSS] é uma ajuda preciosa e uma mais-valia para a melhoria das condições de trabalho dos bombeiros sapadores”, destacou Maria das Dores Meira.

A autarca acrescentou que este “é mais um passo” na reabilitação do imóvel que, nos últimos anos, tem sido alvo de um investimento camarário para melhoria das condições gerais de utilização.

- PUB -

Mais populares

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência
- PUB -