28 Março 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalCGTP debate valorização dos trabalhadores a 7 de Outubro em Setúbal

CGTP debate valorização dos trabalhadores a 7 de Outubro em Setúbal

Junho e Julho também são meses de debate público sobre a precariedade com iniciativas marcadas no Barreiro e na cidade do Sado

 

- PUB -

Setúbal será o palco do congresso distrital da União dos Sindicatos de SETÚBAL – CGTP-IN marcado para 7 de Outubro. Em declarações a O SETUBALENSE, após uma acção plenária que terminou em manifestação no Jardim do Bonfim, o coordenador da União dos Sindicatos de Setúbal, Luís Leitão, anunciou que o debate do congresso será em torno do tema “valorizar os trabalhadores e o trabalho”.

Tema onde o dirigente aponta como principais questões a abordar “os aumentos salariais e o suplemento de insalubridade, penosidade e risco para trabalhadores de sectores como os da recolha de resíduos, transportes públicos e saúde, que durante a pandemia estiveram sempre na linha da frente”.

Um debate que servirá para apurar estratégias de combate à precariedade após a análise dos primeiros números oficiais de desemprego gerados pela crise económica que a Covid-19 causou na região, “com 422 trabalhadores em desemprego registado”, frisa Luís Leitão, contabilizados só nos meses de Março e Abril, “fruto de vínculos”. São eles os “falsos trabalhadores independentes a recibos verdes, com contratos a termo e por baixos períodos, sempre renovados”.

- PUB -

Quanto às situações de desemprego não registado, o panorama será ainda maior, com uma estimativa de “cerca de 9 mil desempregados em todo o distrito”, afirma.
Um debate que a União de Sindicatos também vai manter nas ruas durante o resto do mês e em Julho, destacando duas acções principais.

Uma tribuna pública, marcada por dia 24, no Barreiro, “em defesa do serviço público de transportes”. E uma marcha, em Setúbal, no dia 3 de Julho, “em defesa de emprego com direitos, por mais saúde, mais salários e mais serviços públicos”, que terá partida do edifício do Centro Distrital da Segurança Social de Setúbal, com destino ao edifício do Instituto de Emprego e Formação Profissional.

- PUB -

Mais populares

Grande empreitada da Praça do Brasil já começou e rotunda tem estátua nova

Menino a brincar com um comboio numa linha infinita é a nova imagem de uma das zonas mais emblemáticas da cidade

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -