27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalSetúbalCovid-19: União de Sindicatos de Setúbal promove marcha pelo emprego

Covid-19: União de Sindicatos de Setúbal promove marcha pelo emprego

A União dos Sindicatos de Setúbal (USS) organiza na sexta-feira uma Marcha Pelo Emprego na cidade do Sado para exigir emprego com direitos e medidas de apoio para os 9.244 trabalhadores despedidos desde fevereiro naquele distrito.

- PUB -

A Marcha pelo Emprego, que terá início às 10:00 junto à Segurança Social e segue em direção ao Centro de Emprego de Setúbal, pretende também denunciar o despedimento de milhares de trabalhadores precários, que não beneficiaram dos mecanismos de proteção do emprego, como `lay-off´, para minimizar os efeitos da pandemia covid-19.

“Só no complexo industrial da Autoeuropa em Palmela, que inclui a fábrica da Volkswagen e dezenas de empresas do parque industrial, estimamos que tenham sido despedidos cerca de 2.000 trabalhadores precários”, disse à agência Lusa Luís Leitão, coordenador da USS.

Segundo o dirigente sindical, no final do passado mês de maio já havia um total de 41.567 desempregados no distrito de Setúbal, o que corresponde a um aumento de 28,6% num período de três meses.

- PUB -

De acordo com os dados da USS, o concelho do Seixal teve o maior aumento do número de desempregados no distrito, tendo atualmente um registo de 7.870 desempregados, a que se segue o concelho de Almada com 7.690 trabalhadores no desemprego.

A hotelaria, turismo e serviços, ainda de acordo com a USS, foram os setores mais afetados, em termos de emprego, pela pandemia covid-19 no distrito de Setúbal.

Lusa

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -