25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalArrábida Sem Carros. Praias com nova lotação e mais transportes públicos

Arrábida Sem Carros. Praias com nova lotação e mais transportes públicos

A Câmara Municipal de Setúbal aprovou na última reunião do executivo algumas alterações e actualizações à Estratégia Municipal para a Mobilidade Segura e Sustentável para Todos nas Zonas Balneares de Setúbal 2020. As mudanças têm em conta a ocupação das praias da Arrábida, bem como a oferta de transportes.

- PUB -

Na estratégia Arrábida Sem Carros, em vigor até 15 de Setembro, a fiscalização será maior devido à Covid-19, com a rectificação de números anteriormente definidos legalmente para capacidade de carga das praias do concelho de Setúbal.

O Portinho da Arrábida/Creiro passa a ter uma capacidade potencial de ocupação de 800 pessoas, enquanto Galapos e Galapinhos, consoante a maré, têm respectivamente limites de 200/300 e 300/400 pessoas.

“Para a Praia da Figueirinha está definido uma capacidade potencial de ocupação para 1500 pessoas. Já a Praia de Albarquel/Maria Esguelha apresenta uma capacidade potencial de ocupação de 700 pessoas”, refere a autarquia.

- PUB -

A nível de transportes públicos, esta alteração ao plano tem apenas efeito no reforço das carreiras 723 (Estação Ferroviária de Setúbal – Praia da Figueirinha) e 726 (acesso à praia de Albarquel). Estas mudanças pretendem diminuir o impacto da ausência de soluções de estacionamento, com o objectivo de gerir de forma sustentável e com “eficácia a disponibilidade das praias e suas lotações”.

Por isso a carreira 723 passa a ter uma frequência de 15 em 15 minutos e permite a ligação à rede urbana e suburbana de Setúbal, às carreiras rápidas que vêm da Praça de Espanha e Gare do Oriente, em Lisboa, ajudando ainda ao fluxo proveniente da Rede Expresso e Rodoviária do Alentejo.

Já a carreira 726, que parte de Setúbal (Casa da Baía) e vai até Albarquel, está em registo vaivém e serve toda a Avenida Luísa Todi. Ao longo do percurso, “abrange algumas bolsas de estacionamento, permitindo ainda a ligação à rede urbana de Setúbal”.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -