20 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalSetúbalArrábida Sem Carros. Praias com nova lotação e mais transportes públicos

Arrábida Sem Carros. Praias com nova lotação e mais transportes públicos

A Câmara Municipal de Setúbal aprovou na última reunião do executivo algumas alterações e actualizações à Estratégia Municipal para a Mobilidade Segura e Sustentável para Todos nas Zonas Balneares de Setúbal 2020. As mudanças têm em conta a ocupação das praias da Arrábida, bem como a oferta de transportes.

- PUB -

Na estratégia Arrábida Sem Carros, em vigor até 15 de Setembro, a fiscalização será maior devido à Covid-19, com a rectificação de números anteriormente definidos legalmente para capacidade de carga das praias do concelho de Setúbal.

O Portinho da Arrábida/Creiro passa a ter uma capacidade potencial de ocupação de 800 pessoas, enquanto Galapos e Galapinhos, consoante a maré, têm respectivamente limites de 200/300 e 300/400 pessoas.

“Para a Praia da Figueirinha está definido uma capacidade potencial de ocupação para 1500 pessoas. Já a Praia de Albarquel/Maria Esguelha apresenta uma capacidade potencial de ocupação de 700 pessoas”, refere a autarquia.

- PUB -

A nível de transportes públicos, esta alteração ao plano tem apenas efeito no reforço das carreiras 723 (Estação Ferroviária de Setúbal – Praia da Figueirinha) e 726 (acesso à praia de Albarquel). Estas mudanças pretendem diminuir o impacto da ausência de soluções de estacionamento, com o objectivo de gerir de forma sustentável e com “eficácia a disponibilidade das praias e suas lotações”.

Por isso a carreira 723 passa a ter uma frequência de 15 em 15 minutos e permite a ligação à rede urbana e suburbana de Setúbal, às carreiras rápidas que vêm da Praça de Espanha e Gare do Oriente, em Lisboa, ajudando ainda ao fluxo proveniente da Rede Expresso e Rodoviária do Alentejo.

Já a carreira 726, que parte de Setúbal (Casa da Baía) e vai até Albarquel, está em registo vaivém e serve toda a Avenida Luísa Todi. Ao longo do percurso, “abrange algumas bolsas de estacionamento, permitindo ainda a ligação à rede urbana de Setúbal”.

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu
- PUB -