26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalAssociação de Municípios com equilíbrio orçamental garantido e sem pagamentos em atraso

Associação de Municípios com equilíbrio orçamental garantido e sem pagamentos em atraso

Execução orçamental global da AMRS tem um saldo corrente de 112 608,00 Euros

 

- PUB -

A Associação de Municípios da Região de Setúbal (AMRS) apresentou o Relatório de Gestão Prestação de Contas referentes a 2019, defendendo que “detém uma situação financeira e económica equilibrada” e está a cumprir os objectivos, assim como “todos os limites estabelecidos por lei, nomeadamente, o princípio do equilíbrio orçamental e a inexistência de pagamentos em atraso”.

Nas contas a receita da AMRS apresenta um acréscimo de 178 307,63 euros, em relação a 20108 devido à regularização do cheque passado à ordem do BANIF, no processo de promessa-compra e venda do Edifício do MAEDS em 2015 que, entretanto, acabou por não se concretizar. Do ponto de vista económico, o resultado líquido do exercício é de 49 083,54 Euros, mantendo-se positivo e superior ao de 2018. Ano em que se registou uma receita de 33 335,45 Euros.

Na execução orçamental global regista-se um saldo corrente de 112 608,00 Euros e um saldo de exercício de 64 448,00 Euros. Relativamente ao orçamento anual, nas receitas totais a AMRS apresentou uma taxa de execução de 72,2% e as despesas totais, uma taxa de execução de 63,13%. A taxa média de arrecadação da receita dos últimos quatro anos é de 76,59%.

- PUB -

Dívidas de municípios associados superiores a 700 mil euros

Quanto ao passivo a AMRS regista um aumento de 1 635,27 Euros devido a operações de especialização de gastos com pessoal, que aumentaram 3 662,53 Euros. Um valor, “em parte”, compensado pela redução da dívida a terceiros em 2 027,26 Euros, esclarece a AMRS.

Na situação patrimonial, o activo líquido aumentou 40 550,95 Euros devido, “ao aumento da dívida de terceiros”.

- PUB -

Mantêm-se também dívidas resultantes da comparticipação dos municípios de Alcochete e Santiago do Cacém, “na parte que lhes coube na repartição do valor da subscrição do aumento do capital social da AMRS na Cooperação e Desenvolvimento Regional (CDR, EIM), em 2003.

Quanto à dívida de duodécimos, transitada da Assembleia Distrital de Setúbal para a AMRS, em 31 de Outubro de 2014, continua por regularizar o montante de 315 872,40 Euros, referente a Alcácer do Sal. Neste caso, embora o município demonstre iniciativa, no sentido de fazer propostas de regularização da dívida, “não foi possível chegar a um acordo”, esclarece a AMRS.

Contribuiu também a dívida apresentada o cumprimento integral dos Acordos de Pagamento estabelecidos com o município da Moita, no âmbito da dívida do Projeto “Elaboração de Um Guia do Munícipe no Município da Moita” – Programa de Modernização Administrativa das Autarquias do Distrito de Setúbal 1999/2000, no valor de 20 425,77 Euros. E, no caso do município de Sines, a dívida das contribuições à Assembleia Distrital de Setúbal (ADS), no valor de 29 758,07 Euros. Dívida referente aos anos 2012, 2013 e 2014 e transitadas para a AMRS devido à transferência da Universalidade Jurídica da Assembleia Distrital de Setúbal, para a AMRS.

No final do presente ano económico a dívida total acumulada dos municípios associados relativa a transferências de duodécimos, comparticipação no Setúbal (SPD), comparticipação no capital social da então AMDS na CDR e Outras, fixou-se em 758 207,95 Euros.

Relatório de Gestão aponta união territorial como principal força da AMRS

O desenvolvimento do território; debate em torno dos critérios de distribuição dos Fundos Europeus Estruturais; as matérias relacionadas com a reversão da NUTSIII; e os processos de Transferência de Competências para as Autarquias, protagonizaram, em 2019, “uma intervenção permanente da AMRS junto do Governo, da Assembleia da República e das mais diversas entidades regionais”.

O desenvolvimento de novos projectos intermunicipais é defendido pela AMRS como uma das suas grandes conquistas de 2019. Nomeadamente, através da consolidação de iniciativas como o “Encontro de Projectos Educativos”; “Comemorações dos 30º Aniversário da Convenção sobre os Direitos da Criança”; o “Encontro Regional de Cultura”; a criação da “Rede Intermunicipal de Bibliotecas da Região de Setúbal”; o Festival liberdade; Kid´s Guernica e os Jogos do Futuro. A AMRS salienta ainda o lançamento da Agenda Cultural Regional “acontece” e candidatura “Arrábida a Reserva da Biosfera”.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -