27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioEdição 1000Especial 165 AnosClub Setubalense ostenta 164 anos de distinção e classe

Club Setubalense ostenta 164 anos de distinção e classe

É apenas uns meses mais novo que O SETUBALENSE

 

- PUB -

A 12 de Novembro de 1855 foi fundado, pelos nomes mais sonantes de Setúbal, o Club Setubalense. Tinha como edifício sede o Paço do Duque, actualmente denominado de Palácio do Governo Civil. Em 1877 ainda ali era sediado, pelo menos assim se entende do testemunho de Alberto Pimentel, na sua memória. De acordo com o mesmo, o Club naqueles dias permanecia aberto todos os dias, sendo que durante a época balnear organizada eventos nocturnos.

O Ultimato britânico de 1890 obrigou o Club a mudar a sua designação, passando a ser denominado de Grémio Setubalense. A mudança do nome deu-se devido ao ódio imperante para com os ingleses. Passados oito anos, a sua designação voltou a ser Club Setubalense. A 30 de janeiro de 1926 foi inaugurada a nova sede, que se manteve até hoje. Foi considerada por muitos como uma associação invejável relativamente ao resto do país, trazendo algo para a cidade de Setúbal, na altura vila, que a mesma se ressentia de não ter.

A sede está instalada num dos principais edifícios da Avenida Luísa Todi. A aprovação dos novos estatutos, a 13 de março de 1928, deu uma nova força à associação. O Club voltou ao espírito existente aquando da sua fundação, passando a alargar os seus fins, e com os estatutos, formalizou-os. Fins esses que passavam pelo desenvolvimento da civilização através da convivência, pela leitura e até das reuniões familiares.

- PUB -

O início do novo milénio trouxe um novo ciclo para a associação sadina. Entre 2000 e 2004, os mandatos tinham duração de apenas um ano, tendo tido como presidentes Jorge Moreira Raposo, António Lopes Ferreira e Maria Helena Fragôso de Matos. Na direção de Maria Helena Matos foi alterado o período de duração de mandato, passando de um para três anos. No ano de 2004 foi reeleita e lá se manteve até 2009. Entre 2010 e 2018 sucedeu-lhe Alberto Carlos de Sousa Prata. A chegada de 2019 trouxe uma nova presidente, Marie Hermínia Raposo Carmona.

A história mais detalhada do Club Setubalense consta no livro que celebra os 165 d’O SETUBALENSE, “Setúbal no Centro do Mundo”, à venda com esta edição do jornal.

B.I
Nome: Club Setubalense
Localidade: Setúbal
Data de Fundação: 12 de novembro de 1855
Principais atividades: Escola de Dança, Música Clássica
Actual presidente: Marie Hermínia Raposo Carmona

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -