“O sonho da nova sede para a SIMBA é grande, mas o dinheiro é pouco, com um longo caminho pela frente”

15
visualizações

Nos próximos anos, a SIMBA também vai dedicar a sua actividade a recuperar a banda filarmónica

 

- Pub -

A Sociedade de Instrução Musical de Brejos de Azeitão, casa do teatro e da música em Brejos de Azeitão há 101 anos, está dedicada ao desafio de construir uma nova sede e a recuperar a banda filarmónica, que encerrou actividade na década 70.

Um desafio que conta com os apoios da Junta de Freguesia de Azeitão e da Câmara Municipal de Setúbal, aliados às verbas próprias da colectividade, “conseguidas através da organização de almoços de convívio, noites de Fado, passeios pedestres para descobrir a história e cultura de Azeitão, excursões e actividades desportivas, como a prática de Chi Kung, que a SIMBA estava receber até a Covid-19 motivar o encerramento de algumas actividades”, explica a presidente da direcção, Maria de Jesus Henriques.
Associada à colectividade desde há 30 anos e com funções de presidente desde 2016, Maria de Jesus Henriques afirma que o novo espaço será construído pouco a pouco, “porque o sonho da sede é grande, mas o dinheiro é pouco, com um longo caminho pela frente”.

Tempos desafiantes, durante os quais a presidente espera assistir ao “renascer da SIMBA e recuperação dos seus tempos áureos”. Um percurso em que o apoio dos 90 sócios e das centenas de simpatizantes “será determinante”.

 

Uma história construída por filhos da terra

A SIMBA recebeu a comunidade pela primeira vez em 1919, mas apenas em 1929 foi registada oficialmente, pelas mãos de Manuel Perdição, Apolónio Claro e João Caldeira.
A união dos “filhos da terra” em lugar de “gente caramela” foi, desde o início, a força da colectividade “criada para receber bailes, grupos de teatro e a sua banda filarmónica”.

Da história da colectividade também fez parte a organização da Festa do Morango, em Azeitão, Mas, em 2002, “devido aos elevados custos associados”, o certame popular começou a ser organizado pela junta de freguesia.

Em 2010 e 2011 a actividade da SIMBA passou ainda pela participação nas Marchas Populares de Setubal. “No primeiro ano com o tema da plantação do morango. E depois com uma temática ligada à plantação do arroz e passagem de escravos pela região, que vieram trabalhar nesses campos”, recorda Maria de Jesus Henriques.

 

B.I.

Nome: Sociedade de Instrução Musical de Brejos de Azeitão
Localidade: Brejos de Azeitão
Data de fundação: 1919, com registo oficial a 4 de Março de 1929, 101 anos
Principais actividades: Música e teatro
Actual presidente: Maria de Jesus Henriques

Comentários

- Pub -