União e Progresso celebrou 107 anos dedicada a novo projecto musical

5
visualizações

Além da actividade musical renovada através da Solidó Big Band, futsal e ginástica também são apostas da colectividade

 

- Pub -

O Grupo Musical e Desportivo União e Progresso fundado a 1 de Maio de 1913 na freguesia de S. Simão, Vendas de Azeitão, foi inicialmente reconhecido como Banda Solidó, que se traduzia num agrupamento musical composto por músicos de colectividades locais. E assim permaneceu durante os primeiros 20 anos de existência, apenas dedicado à actividade musical.

Hoje, a actividade musical da União e Progresso está associada à formação do agrupamento musical SOLIDÓ BIG BAND, em 2017. Uma homenagem à sua designação inicial e actividade musical que originou a fundação.

Mas, nas actividades praticadas por mais de 220 sócios também se destaca o Ballet Clássico, Karaté, Futsal, Ténis de Mesa, Andebol, BTT, Oficina Musical, Danças de Salão, Ginástica, Hip-Hop e Step.

Esta missão educativa, humana e social, pela qual a colectividade é reconhecida, também se deve à participação em festas populares e desfiles de Carnaval e Marchas Populares, organização de colóquios, exposições e torneios desportivos.

 

Portas abertas em nome da música e desporto

 

Em 1934, sócios fundadores da União e Progresso reorganizam dinamizaram as colectividade, surgindo então, oficialmente, o Grupo Musical e Desportivo União e Progresso. Uma afirmação que apenas foi possível com aos esforços de Serafim dos Santos, Virgílio Pereira, Carlos José da Costa, Alexandre Cardoso, Custódio Pato e João Patrício.

A partir da década de 30, a colectividade começou a investir em actividades recreativas, culturais, desportivas e sociais, com o objectivo de manter maior proximidade à comunidade. Em Agosto de 1999 conquistou o Estatuto de Utilidade Pública. E nas décadas seguintes a União e Progresso viria a alcançar o reconhecimento público que permitiu, apesar das dificuldades, manter portas abertas.

Pavilhão do Grupo Musical e Desportivo União e Progresso

Em 2001 recebeu a medalha de ouro da cidade de Setúbal; em 2004 apadrinhou as actividades da Escola Primária de Vendas de Azeitão e em 2007 inclui nas suas actividades desportivas a modalidade de Futsal, com a criação das Escolinhas coordenadas pelo professor Artur Repolho.

Com esta modalidade, em 2012 a União e Progresso estreou-se em competições do escalão de Infantis, organizado pela Associação de Futebol de Setúbal.

 

B.I.
Nome: Grupo Musical e Desportivo União e Progresso
Localidade: Vendas de Azeitão
Data de fundação: 1 de Maio de 1913, 107 anos
Principais actividades: Música, dança, ginástica, futsal
Actual presidente: Magda Oliveira

Comentários

- Pub -