25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalCâmara de Setúbal deixa cair novo parque de estacionamento na Praça de...

Câmara de Setúbal deixa cair novo parque de estacionamento na Praça de Touros

A maioria comunista na Assembleia Municipal de Setúbal deve fazer aprovar na quarta-feira a retirada da construção do parque de estacionamento subterrâneo na praça de touros do concurso público para estacionamento pago, mas PS e PSD mantêm críticas ao documento.

- PUB -

A alteração, já aprovada pela maioria comunista na Câmara Municipal de Setúbal, surgiu na sequência de uma proposta de remodelação e modernização da Praça de Touros Carlos Relvas, para dar lugar a um novo espaço multicultural capaz de acolher diversos eventos culturais e desportivos, que já deverá incluir um outro parque de estacionamento subterrâneo, com ligação direta àquele equipamento.

“O parque de estacionamento a concurso localizado na área da praça de touros, na forma como está concebido, inviabiliza o investimento e a sua interligação ao equipamento [praça de touros], dado que impossibilita a criação de um parque de estacionamento de utilização comum (utentes comuns e eventuais espetadores dos espetáculos a realizar)”, justifica a proposta da liderança camarária, que adquiriu a praça de touros em 2017, por 1,2 milhões de euros.

Os principais partidos da oposição, PS e PSD, já tinham votado contra a proposta inicial do concurso público, que previa a construção de três parques de estacionamento subterrâneo – um junto à praça de touros e dois na avenida Luísa Todi (sendo que um destes dois só terá de ser construído quando o primeiro tiver uma taxa de ocupação superior a 60%).

- PUB -

Agora, acusam o município de estar a trocar o certo pelo incerto.

“A Câmara de Setúbal vai retirar do concurso público a construção de um parque de estacionamento de 240 lugares, numa zona bastante necessitada junto à praça de touros e Hospital São Bernardo, trocando-o por outro que ainda não sabe quando irá avançar, dado que, por enquanto, a remodelação da praça de touros não passa de uma intenção”, disse à agência Lusa o vereador socialista Paulo Lopes.

“Por outro lado, de acordo com a atual maioria comunista, o parque de estacionamento da praça de touros representa cerca de 16% dos encargos que o vencedor do concurso público teria de assumir, mas esse valor não está refletido na alteração proposta”, acrescentou.

- PUB -

O vereador do PSD Nuno Carvalho também desconhece o projeto de remodelação da praça de touros, mas considera que, independentemente das alterações, o concurso público de estacionamento serviu apenas para desenhar “uma grande mancha de estacionamento pago” e “não resolve os problemas de mobilidade na cidade de Setúbal”.

O concurso público para concessão e exploração do estacionamento pago em Setúbal por 40 anos, que prevê o alargamento da concessão a zonas residenciais, foi aprovado no passado mês de maio apenas com os votos favoráveis da maioria eleita pela CDU.

Os partidos da oposição na Câmara de Setúbal, PS e PSD, tal como o BE e o PAN, que só têm representantes eleitos na Assembleia Municipal, votaram contra por considerarem que a concessão tem um prazo muito prolongado e não resolve os problemas da falta de estacionamento e de mobilidade na cidade de Setúbal.

Alteração ao concurso público foi aprovada na última reunião pública do executivo, por maioria, e vai hoje a votação na Assembleia Municipal.

Lusa

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -