27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalSetúbal“Resíduos no Vale da Rosa não são da Metalimex”

“Resíduos no Vale da Rosa não são da Metalimex”

Teresa Almeida, presidente da CCDR-LVT, garante. Os resultados das análises feitas aos detritos perigosos devem ser anunciados ainda esta semana

 

- PUB -

As cerca de 30 mil toneladas de resíduos perigosos encontradas este ano no Vale da Rosa, em Setúbal, não pertencem à antiga empresa Metalimex.

A garantia é dada por Teresa Almeida, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região de Lisboa e Vale do Tejo (CCDR-LVT), entidade que pediu a realização de análises aos detritos há cerca de dois meses e meio, após a associação ambientalista ZERO ter denunciado o caso.

“Seguramente não são resíduos Metalimex”, afirmou, na passada sexta-feira, a responsável em resposta a O SETUBALENSE.

- PUB -

Todas as conclusões dos testes realizados só devem, porém, ser conhecidas nos próximos dias. “Penso que a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) terá resultados até final desta semana [ontem]”, disse Teresa Almeida, que espera poder comunicar a informação detalhada durante esta semana.

Em Junho último, a associação ZERO revelou a existência deste depósito ilegal de materiais perigosos nas proximidades das antigas instalações da Metalimex, junto ao Complexo Municipal de Atletismo de Setúbal. E considerou tratar-se de escórias de alumínio que a antiga empresa importou da Suíça entre 1987 e início da década de 1990 para o Vale da Rosa, com o intuito de produzir lingotes daquele material. O que nunca viria a acontecer já que a empresa, após batalha jurídica, acabou por ser intimada a recambiar os resíduos. Seriam, contudo, os governos português e suíço que, depois de um acordo, assegurariam em várias fases a operação de transporte das dezenas de milhares de toneladas daqueles resíduos para uma unidade fabril localizada em Lunen, na Alemanha, para adequado tratamento. O último carregamento foi realizado em Dezembro de 1998.

Autarquia duvidou sempre

A ligação entre os detritos agora encontrados e os da antiga Metalimex é agora descartada pela presidente da CCDR-LVT. De resto, essa hipótese levantou, desde a primeira hora, muitas dúvidas quer a Teresa Almeida quer à Câmara Municipal de Setúbal, que havia sido informada por munícipes da existência do depósito destes resíduos no passado mês de Fevereiro.

- PUB -

A autarquia identificou o Millennium BCP como proprietário do terreno onde se encontram as quase 30 mil toneladas de detritos e notificou a instituição bancária para proceder à limpeza do local.

A denúncia da ZERO levou o Ministério do Ambiente a abrir uma investigação ao caso. Os resultados das análises aos resíduos vão determinar o rumo a dar aos materiais.

 

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -