25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalSetúbal cede terreno à TST para construção de interface local de transportes...

Setúbal cede terreno à TST para construção de interface local de transportes públicos

Equipamento vai funcionar como serviço de apoio ao novo Terminal Interface de Setúbal em construção na Praça do Brasil

 

- PUB -

A Câmara de Setúbal vai ceder um terreno à empresa de Transportes Sul do Tejo (TST) para a construção de um equipamento de serviço complementar ao novo Terminal Interface da cidade. Trata-se de uma área “junto do Parque Urbano da Várzea”, avança a autarquia em comunicado.

Este projecto corresponde a um investimento na ordem dos “200 mil euros”, e considera um período de construção que “não deve ultrapassar os seis meses”. O plano de obra contempla a criação de um “interface local de transportes públicos, complementar ao Terminal Interface de Setúbal”, actualmente em construção na Praça do Brasil, “e tem conclusão prevista para os primeiros meses de 2021”.

A parcela de terreno em causa, do domínio público municipal, situa-se a norte do prolongamento da Avenida de Moçambique, junto do Parque Urbano da Várzea, e é “cedida, a título precário, pela Câmara Municipal de Setúbal à TST pelo período de oito anos”.

- PUB -

Na proposta aprovada na última reunião pública da autarquia, é referido que o interface local do Parque Urbano da Várzea “viabiliza uma distribuição mais eficiente dos vários serviços de transporte público e a melhoria das condições de mobilidade da população”.

O equipamento vai contar com seis paragens de autocarro, zonas de espera, bilheteiras, equipamento de apoio a motoristas, instalações sanitárias e, opcionalmente, bar-quiosque destinado a passageiros.

A parcela de terreno camarário, com 3 176,04 metros quadrados, “foi avaliada em 79 mil e 401 euros pela Comissão Municipal de Imóveis e é cedida a título precário, uma vez que se trata de domínio público e, como tal, não pode ser objecto de direito privado”.

- PUB -

De acordo com a minuta do contrato, “a TST, como contrapartida pela cedência do terreno, adquire os materiais e respectivos acessórios destinados à iluminação pública de todo o Parque Urbano da Várzea, no valor global de 235 mil e 430 euros, durante o prazo de vigência do acordo”.

A criação deste equipamento enquadra-se numa estratégia desenhada para a cidade, consubstanciada no Plano de Mobilidade Sustentável e Transportes de Setúbal, que “recomenda a criação de interfaces de âmbito local em vários pontos da cidade”.

 

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -