20 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalSetúbalDistrito receberá 80 novos médicos entre hospitais, agrupamentos e delegações de saúde

Distrito receberá 80 novos médicos entre hospitais, agrupamentos e delegações de saúde

Na região, o Hospital Garcia de Orta tem o maior número de vagas em aberto, 26. Destas, cinco são para Pediatria Médica

 

- PUB -

O concurso público anunciado a 5 de Setembro pelo Gabinete do Secretário de Estado da Saúde

para colocar 950 recém-especialistas nem unidades hospitalares e de saúde pública, conta com 80 vagas para o distrito de Setúbal. O Hospital Garcia de Orta tem o maior número e vagas em aberto: 26. Segue-se o Centro Hospitalar de Setúbal com 19 vagas, o Centro Hospitalar Barreiro Montijo com 14 e a Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano com 11.

Um concurso que Guida da Ponte, dirigente do Sindicato dos Médicos da Zona Sul (SMZS) considera “positivo”, embora alerte para o facto de ser necessário ter em conta que procedimento destina-se a recém-especialistas “que já estavam a exercer funções como internos no Serviço Nacional de Saúde [SNS]”.

- PUB -

E apesar do número de vagas abertas este ano seja mais elevado, do que em anos anteriores, com um aumento de cerca de 9,6% dos postos de trabalho em relação ao ano passado, Guida da Ponte salienta que “é importante perceber se o concurso irá mesmo absorver os médicos que estavam como internos”. Para a dirigente do SMZS isso apenas será garantido se as condições de trabalho oferecidas forem “razoáveis, tendo em conta que têm vindo a degradar-se”.

A dirigente do SMZS considera que para isso “é necessário rever salários e criar melhores infraestruturas com os equipamentos e recursos certos”. E sem estas condições, Guida da Ponte teme mesmo que “alguns dos internos não fiquem no SNS” e que o equilíbrio da Saúde fique comprometido. “Porque sem melhorar as condições de trabalho, não será possível melhorar também a condição dos doentes”.

A abertura deste procedimento surge ao encontro do Programa do XXII Governo Constitucional para o “fortalecimento do Serviço da Nacional de Saúde e da sua capacidade de resposta às necessidades da população, através da melhoria do acesso e da qualidade, equidade e universalidade dos serviços prestados, do reforço de recursos humanos no SNS, particularmente, do recrutamento de médicos”, segundo o Ministério da Saúde na anuncia.

- PUB -

Um processo através do qual o Governo pretende “dotar a rede pública de serviços de saúde de pessoal médico, procurando, em especial, contemplar nesse reforço os serviços e estabelecimentos de saúde do SNS que, por serem mais periféricos, se debatem com carências”.

Situação que de tem vindo a agravar devido à crise epidemiológica que o país enfrenta.

Medicina interna, pneumologia e pediatria com maior número de vagas

As especialidades com maior número de vagas abertas são as de Anestesiologia; Cirurgia Geral; Medicina Interna com três procedimentos concursais abertos para o Centro Hospitalar Barreiro Montijo, duas para o Hospital Garcia de Orta e para a Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano e uma vaga para Centro Hospitalar de Setúbal.
Na área de Pediatria Médica Será possível colocar cinco profissionais no Hospital Garcia de Orta e mais três entre o Barreiro Montijo, Setúbal e Litoral Alentejano.

Pneumologia também se destaca com a possível colocação de mais quatro profissionais, três nos hospitais da região e um na Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT).

Para a área de Psiquiatria esperam-se dois novos profissionais na ARSLVT, um no Centro Hospitalar Barreiro Montijo e outro no Hospital Garcia de Orta.
Em Gastrenterologia, Ortopedia, Neurologia, Pediatria Médica são também áreas de destaque como a colocação de, pelo menos, quatro profissionais por cada uma.

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência

Peixes e tartarugas mortos recolhidos do lago do Parque da Algodeia

Aumento das temperaturas e exposição solar pode ter alterado qualidade da água. Amostras recolhidas vão ser analisadas em laboratório
- PUB -