26 Fevereiro 2021, Sexta-feira
- PUB -
Início Local Setúbal Convento de Jesus recebe últimos retoques a poucas horas da "inauguração"

Convento de Jesus recebe últimos retoques a poucas horas da “inauguração” [com galeria]

Evento está marcado para sábado e terá transmissão no YouTube

 

- PUB -

A poucas horas da “inauguração” fazia-se sentir uma falsa quietude no espaço envolvente do Convento de Jesus. No jardim em frente ao monumento, via-se o corta-relva a dar o que provavelmente seria o seu último passeio e sentia-se o cheiro a relva acabada de cortar. Na ala Norte, a porta da entrada principal era retocada a pincel com tinta vermelha, num ato de precisão, e nas traseiras dava-se continuação às obras de escavação que puseram a descoberto o hornaveque, grande cerca de pedra há muito tempo subterrada. A par disto, iniciavam-se os preparativos para a reabertura do espaço no dia 10: armava-se o palco onde vai actuar o cantor Rodrigo Leão, acompanhado pelo coro TuttiEncantus, e discutiam-se os pormenores sobre o espetáculo de vídeo mapping, a cargo da empresa Ocubo.

Apesar da cerimónia de inauguração estar aberta apenas para quem obteve convite, o evento será transmitido em direto às 18h00, pela Câmara Municipal de Setúbal, a partir do canal municipal de Youtube.

- PUB -

“Está tudo muito bonito, não posso dizer o contrário. Vivo aqui perto há três anos, as obras começaram por volta dessa altura, e o jardim veio substituir o parque de skate”, confessa uma transeunte. “Gostava era de saber quem vai pagar isto, o apoio financeiro da União Europeia fica muito aquém do custo total da obra. E o relvado vai precisar de manutenção constante.”

Na verdade, a intervenção na área envolvente do monumento teve um custo total elegível de aproximadamente 1,4 mihões de euros, com financiamento da União Europeia em apenas cerca de 50 por cento.

O Convento de Jesus vai ser futuramente sujeito a uma terceira maré de obras, que têm em vista a recuperação das Alas Norte e Nascente. A adjudicação da empreitada, estimada em mais de dois milhões de euros, foi aprovada dia 7 em reunião pública da Câmara Municipal de Setúbal.

- PUB -