25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalObra polémica da Bacalhôa chega à mesa do ministro do Ambiente

Obra polémica da Bacalhôa chega à mesa do ministro do Ambiente

Deputados socialistas eleitos à Assembleia da República por Setúbal pediram esclarecimentos ao governante

 

- PUB -

O processo da obra que a Bacalhôa Vinhos de Portugal, de Joe Berardo, está a executar há ano e meio, sem licença, na antiga estação de camionagem de Vila Fresca de Azeitão, chega agora à mesa do ministro do Ambiente.

Os deputados socialistas eleitos pelo círculo de Setúbal anunciaram na quarta-feira, em nota de Imprensa, que já questionaram João Pedro Matos Fernandes.

O grupo, composto por Eurídice Pereira, Maria Almeida Santos, Filipe Pacheco, André Pinotes Batista, Sofia Araújo, Fernando José, Clarisse Campos e Ivan Gonçalves, solicitou ao governante esclarecimentos sobre o caso que foi noticiado em primeira-mão por O SETUBALENSE e o Público.

- PUB -

Para André Pinotes Batista, membro da Comissão Parlamentar de Ambiente, Energia e Ordenamento do Território, a intervenção “parece desrespeitar as normas do plano de ordenamento em vigor, nomeadamente nos seus artigos 20.º e 21.º”. Estes artigos, lembra o deputado, “definem, respectivamente, o valor paisagístico e ambiental” da localização da empreitada – em plena reserva do Parque Natural da Arrábida – e determinam que “apenas se permitem obras de construção, reconstrução, ampliação, alteração e conservação, quando associadas à agricultura, pastorícia ou turismo da natureza”. O que “não aparenta ser o caso”, afirma o parlamentar. “Se assim for, é preciso perceber se foi levantado algum auto de embargo de obras ilegais”, adianta Pinotes Batista.

Na mesma nota, Filipe Pacheco – que também integra a comissão parlamentar do Ambiente – considera “essencial perceber se o Governo ou o ICNF e a APA tiveram conhecimento da execução da obra”. Mais: o deputado diz ser fundamental conhecer “as medidas que estão a ser tomadas para assegurar o cumprimento da Lei” e a defesa do “equilíbrio ambiental daquela área sensível”.

O Parque Natural da Arrábida “ocupa uma superfície de aproximadamente 17 mil hectares, dos quais mais de cinco mil são de superfície marinha, abrangendo território pertencente aos concelhos de Palmela, Sesimbra e Setúbal”, lembram os socialistas, a concluir.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -