30 Novembro 2020, Segunda-feira
- PUB -
Início Local Setúbal Plano Estratégico da “Cidade do Conhecimento” apresentado hoje ao conselho consultivo

Plano Estratégico da “Cidade do Conhecimento” apresentado hoje ao conselho consultivo

Reunião pretende identificar quais “as áreas adequadas aos objectivos e à realidade de Setúbal e da região”

 

- PUB -

O conselho executivo da “Cidade do Conhecimento” vai-se reunir hoje no Salão Nobre da Câmara Municipal de Setúbal, pelas 15h00, para ficar a conhecer o Plano Estratégico do projecto da empresa The Pitroda Group LLC, a desenvolver na zona do Vale da Rosa. O encontro pretende definir “como será feita a articulação funcional e urbanística com a cidade e identificar as áreas de conhecimento adequadas aos objectivos e à realidade de Setúbal e da região”, explica o município em comunicado.

Esta será a segunda reunião do conselho consultivo, constituído “pelo The Pitroda Group, autarquia, cinco juntas de freguesia do concelho, Assembleia Municipal, Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, AICEP Portugal Global, AISET – Associação da Indústria da Península de Setúbal e Área Metropolitana de Lisboa”. Integram igualmente o conselho consultivo a “BlueBiz Global Park, o Centro de Emprego e Formação Profissional de Setúbal, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo, a Fundação Escola Profissional de Setúbal e o Instituto Politécnico de Setúbal”.

O plano, dado hoje a conhecer a todos os seus parceiros, “está a ser elaborado pela consultora CEDRU – Centro de Estudos e Desenvolvimento Regional e Urbano”. “Este segundo encontro destina-se, ainda, a recolher contributos das entidades que o compõem e a fazer um ponto de situação do projecto inovador idealizado pelo grupo liderado pelo empresário Sam Pitroda”, refere a mesma nota.

- PUB -

A “Cidade do Conhecimento” “prevê a edificação de infra-estruturas modernas, numa área de 180 hectares, próxima de um importante polo industrial e de serviços do concelho”, num investimento que poderá ascender a mais de 700 milhões de euros. Também o campus do Instituto Politécnico de Setúbal se encontra abrangido no projecto que “pretende assumir-se como um local onde pessoas e empresas vão viver, trabalhar, cooperar e inovar em conjunto”.

“A criação de uma plataforma capaz de concentrar geograficamente os stakeholders de um determinado sector, potenciando a troca de conhecimentos de modo eficaz” é igualmente um dos objectivos a atingir. De acordo com a Câmara Municipal, “pretende-se construir escritórios, área residencial, hotel, centro de conferências, hospital, escolas e universidades, zonas comerciais e parques de estacionamento, assim como polos de lazer, arte e cultura”.

Para o efeito, ao município “compete elaborar um Plano de Pormenor que permita a implantação das infra-estruturas previstas, fase que ocorrerá apenas depois de o The Pitroda Group LLC assegurar a sua sustentabilidade económica e financeira, nomeadamente através da angariação de investidores”.

- PUB -

Mais populares

St. Peter’s: Investimento de 4,6 milhões abre a porta a mais de 200 alunos

Novo edifício projectado para Setembro de 2021 permitirá também ao colégio ter alunos em regime de internato Nas actuais instalações, na Volta da Pedra, Palmela,...

Investigador do Politécnico de Setúbal entre os mais citados em todo o mundo

O professor Vítor Pires é um dos 37 portugueses que integram a lista especial da Universidade de Stanford   Vítor Fernão Pires, docente da Escola Superior...

Denúncia de alegada fraude fiscal de Paulo Rodrigues seguiu para as Finanças

Em causa as comissões recebidas pelo agora presidente do Vitória quando era empresário.   O SETUBALENSE teve acesso à documentação remetida esta semana por um sócio...
- PUB -