24 Abril 2024, Quarta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalCATI da Misericórdia de Setúbal tem 54 casos Covid-19

CATI da Misericórdia de Setúbal tem 54 casos Covid-19

Santa Casa esclarece que infectados estão assintomáticos e isolados dos outros utentes, num piso dedicado

 

- PUB -

O Centro de Apoio à Terceira Idade (CATI) da Santa Casa da Misericórdia de Setúbal tem 54 casos de Covid-19 activos, “todos assintomáticos”, confirmou o provedor da instituição a O SETUBALENSE, esta sexta-feira.

A existência de casos positivos foi revelada ao jornal, por familiares de utentes deste lar, e o provedor da Misericórdia confirma um total de 50 utentes e quatro funcionários infectados.

- PUB -

“Realizámos testes a todas as pessoas da unidade e há quatro funcionários e 50 utentes infectados”, disse Fernando Cardoso Ferreira. O responsável garante que todos os utentes que deram positivo nos testes estão “num único piso” do edifício e a serem cuidados por uma “equipa dedicada”. Mesmo as refeições aos utentes isolados são “fornecidas no mesmo piso”, explica.

De acordo com o provedor, a situação está controlada e a ser acompanhada pelas autoridades competentes. “Estamos acompanhados pela Segurança Social e pela autoridade de saúde, através da delegada de saúde, e, neste momento, a situação está controlada”, afirma.

O CATI tem 73 utentes e, no conjunto de todos os seus lares, a Santa Casa de Setúbal tem um total de 260 idosos.

- PUB -

Nos outros lares da instituição – Centro de Apoio a Idosos Dependentes, Lar Acácio Barradas e Lar Dr. Paula Borba – de acordo com o provedor “não há registo” de casos positivos.

No caso do Lar Dr. Paula Borba já foram realizados testes e a Misericórdia aguarda os resultados, que devem ser conhecidos amanhã.

O foco de Covid-19 no CATI, ainda segundo Cardoso Ferreira, terá tido origem num idoso beneficiário de apoio domiciliário, prestado por esta unidade, que contagiou uma funcionária deste serviço.

O provedor da Misericórdia acrescenta ainda que foram informadas “todas as famílias” dos utentes do CATI e que a instituição está empenhada em fornecer informação sobre o estado de saúde de cada utente aos familiares que contactam os serviços.

A Santa Casa garante que todos os utentes confirmados como infectados “estão assintomáticos” e que estão a ser seguidas as “medidas de contingência recomendadas” para conter o surto.

- PUB -

Mais populares

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência
- PUB -