18 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalPlano Municipal de Emergência vai ser reforçado para fazer frente ao agravamento...

Plano Municipal de Emergência vai ser reforçado para fazer frente ao agravamento da pandemia

O aumento dos casos de infecção Covid-19 em lares de idosos do concelho é uma das preocupações

 

- PUB -

A Comissão Municipal de Protecção Civil de Setúbal decidiu renovar a activação do Plano Municipal de Emergência de Protecção Civil, para “permitir dar resposta mais eficaz ao agravamento [actual] da situação” pandémica, dá a saber a autarquia sadina.

A decisão de reforçar este plano, o qual foi o primeiro a ser activado a nível nacional logo no início da pandemia, saiu da reunião da Comissão Municipal de Protecção Civil, na passada quinta-feira, onde foi feito o ponto de situação da resposta das várias entidades à actual crise sanitária.

O aumento dos casos de infecção Covid-19 em lares de idosos do concelho foi um dos temas em análise neste encontro por videoconferência, que observou as respostas da saúde pública perante estes surtos. Na passada semana, estavam identificados cinco surtos activos em lares de idosos, com mais de 200 pessoas infectadas.

- PUB -

O encontro avaliou ainda como tem decorrido a resposta das autoridades de segurança para fazer face às decisões da Resolução do Conselho de Ministros relativamente aos horários de funcionamento dos estabelecimentos de restauração.

De acordo com a saúde pública local, “os casos actuais de contaminação estão a verificar-se nos contactos sociais entre a população, sendo, no entanto, de maior preocupação, os surtos em lares de idosos, cujas infecções têm-se registado do exterior para o interior dos estabelecimentos”.

Setúbal quer divulgação diária de infecções

- PUB -

Outra deliberação tomada pela comissão municipal “é exigir”, na próxima reunião da Comissão Distrital de Protecção Civil, “ao secretário de Estado Duarte Cordeiro, – responsável do Governo pela coordenação na região de Lisboa e Vale do Tejo -, a retoma da divulgação diária dos números referentes a cada município para que seja possível trabalhar de forma pedagógica a comunicação com as populações”.

Lembra a Comissão Municipal de Protecção Civil de Setúbal que “em Maio os municípios ficaram impedidos pela Direção-Geral da Saúde de divulgar os números locais de infecções pela Covid-19, o que tem suscitado diversos protestos dos municípios, das juntas de freguesia e das populações”.

No dia 5 foi também anunciado publicamente que Setúbal passa a ter, a partir do dia 16 de Novembro, um novo centro de testes à Covid-19 e atendimento a doentes respiratórios dos municípios de Setúbal, Palmela e Sesimbra, nas instalações do Centro de Emprego e Formação Profissional de Setúbal.

- PUB -

Mais populares

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Barco naufragado em Tróia tinha boia de amarração no Porto de Setúbal

Jornal Observador adiantou que barco, intitulado “Lingrinhas”, estava “registado na Polónia e não recebia ‘vistorias’ das autoridades portuguesas”
- PUB -