22 Janeiro 2021, Sexta-feira
- PUB -
Início Local Setúbal Câmara prestes a lançar concurso para construção de novo centro de saúde...

Câmara prestes a lançar concurso para construção de novo centro de saúde em Azeitão

Sem atrasos “na emissão de visto pelo Tribunal de Contas”, o novo equipamento poderá ser “uma realidade em 2022”

 

- PUB -

Com o actual Centro de Saúde de Azeitão a “funcionar numa moradia sem espaço nem condições”, a Câmara Municipal de Setúbal revelou recentemente que vai, em breve, lançar o concurso público para a construção de um novo equipamento que garanta “o acesso aos azeitonenses aos cuidados de saúde primários”, divulgou a autarquia através de comunicado.

“Apesar de a construção de centros de saúde ser uma responsabilidade do Poder Central e de o Governo não ter ainda garantido o financiamento necessário à concretização do projecto”, o município pretende certificar-se que “o arranque da obra corresponde a justas e antigas aspirações da população de Azeitão”.

Como revelado pela autarquia no passado mês de Abril, “a empreitada será financiada pela Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARS-LVT) até ao limite de 923 mil e 400 euros”, estando também “aprovada uma candidatura a fundos comunitários do POR Lisboa 2020, com uma taxa de co-financiamento de 50% do investimento elegível”.

- PUB -

Com “a preocupação de assegurar o acesso de todos aos cuidados de saúde, ao respectivo médico e ao enfermeiro de família”, a autarquia sadina “assumiu, assim, um acordo de cooperação com a ARS-LVT para a edificação deste novo equipamento”.

Para o efeito, a Câmara Municipal já “disponibilizou um terreno junto da Piscina Municipal de Azeitão”, assim como “assegurou o projecto de especialidades, os arranjos exteriores, a candidatura do projecto a fundos comunitários e a gestão da empreitada de construção”. “Finalizada a elaboração do projecto de arquitectura da responsabilidade da ARS-LVT, a autarquia está agora em condições de lançar o concurso público para esta empreitada de construção”, refere a mesma nota.

A nova Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados de Azeitão poderá vir a “ser uma realidade em 2022, com a instalação de duas Unidades de Saúde Familiares, caso não se registe qualquer atraso na emissão de visto pelo Tribunal de Contas”. O futuro edifício vai contar com “duas unidades funcionais, cada uma para atender 11 mil e 400 utentes, num total de 22 mil e 800 cidadãos, e também uma Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados (URAP)”.

- PUB -

Mais populares

Secundária Sebastião da Gama suspende aulas presenciais para alunos mais velhos até dia 26

Sete funcionários da escola em isolamento profiláctico obriga a alunos dos 11.º, 12.º e ensino nocturno a terem aulas em casa   Os alunos dos 11.º...

Alteração à sinalização na Volta da Pedra cria transtornos na circulação automóvel

Presidente da autarquia de Palmela e director da Infraestruturas de Portugal reuniram no local e apresentaram soluções A alteração à sinalização horizontal recentemente efectuada na...

Pandemia obriga Agrupamento de Escolas Lima de Freitas a suspender aulas presenciais em 20 turmas

No espaço de três dias duas das grandes escolas de Setúbal viram-se obrigadas a tirar turmas de aulas presenciais. O fecho das escolas ganha...
- PUB -