27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalSetúbalCâmara prestes a lançar concurso para construção de novo centro de saúde...

Câmara prestes a lançar concurso para construção de novo centro de saúde em Azeitão

Sem atrasos “na emissão de visto pelo Tribunal de Contas”, o novo equipamento poderá ser “uma realidade em 2022”

 

- PUB -

Com o actual Centro de Saúde de Azeitão a “funcionar numa moradia sem espaço nem condições”, a Câmara Municipal de Setúbal revelou recentemente que vai, em breve, lançar o concurso público para a construção de um novo equipamento que garanta “o acesso aos azeitonenses aos cuidados de saúde primários”, divulgou a autarquia através de comunicado.

“Apesar de a construção de centros de saúde ser uma responsabilidade do Poder Central e de o Governo não ter ainda garantido o financiamento necessário à concretização do projecto”, o município pretende certificar-se que “o arranque da obra corresponde a justas e antigas aspirações da população de Azeitão”.

Como revelado pela autarquia no passado mês de Abril, “a empreitada será financiada pela Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARS-LVT) até ao limite de 923 mil e 400 euros”, estando também “aprovada uma candidatura a fundos comunitários do POR Lisboa 2020, com uma taxa de co-financiamento de 50% do investimento elegível”.

- PUB -

Com “a preocupação de assegurar o acesso de todos aos cuidados de saúde, ao respectivo médico e ao enfermeiro de família”, a autarquia sadina “assumiu, assim, um acordo de cooperação com a ARS-LVT para a edificação deste novo equipamento”.

Para o efeito, a Câmara Municipal já “disponibilizou um terreno junto da Piscina Municipal de Azeitão”, assim como “assegurou o projecto de especialidades, os arranjos exteriores, a candidatura do projecto a fundos comunitários e a gestão da empreitada de construção”. “Finalizada a elaboração do projecto de arquitectura da responsabilidade da ARS-LVT, a autarquia está agora em condições de lançar o concurso público para esta empreitada de construção”, refere a mesma nota.

A nova Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados de Azeitão poderá vir a “ser uma realidade em 2022, com a instalação de duas Unidades de Saúde Familiares, caso não se registe qualquer atraso na emissão de visto pelo Tribunal de Contas”. O futuro edifício vai contar com “duas unidades funcionais, cada uma para atender 11 mil e 400 utentes, num total de 22 mil e 800 cidadãos, e também uma Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados (URAP)”.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -