16 Janeiro 2021, Sábado
- PUB -
Início Local Setúbal Cidade dedica semana a debate reflexões sobre deficiências e incapacidade

Cidade dedica semana a debate reflexões sobre deficiências e incapacidade

Sessões de cinema, acções de formação, um espetáculo de teatro e uma exposição integram a Semana Temática das Deficiências e Incapacidades

 

- PUB -

“(In)Visivelmente à Nossa Volta!” é o tema da 12.ª edição da Semana Temática das Deficiências e Incapacidades 2020 que Setúbal recebe de 3 a 10 de Dezembro debates e apresentações artísticas em diferentes palcos da cidade.

Um evento organizado em formato físico e digital pelo Grupo Concelhio para as Deficiências e Incapacidades – Setúbal, do qual faz parte, a Câmara Municipal de Setúbal.

No dia 3 de Dezembro a semana temática inicia pelas 10h00 com a acção de formação online “Saúde Mental, Família e Comunidade”, destinada a profissionais das áreas social e da saúde.

- PUB -

As inscrições para esta acção podem ser realizadas através do endereço [email protected] e pelos contactos telefónicos 265 535 330 e 96 385 92 66.

No mesmo dia o Grupo Pensar Teatro, da Associação Fernando Ilharco, dinamiza um workshop aberto à população sobre teatro, na Casa da Cultura, entre as 10h00 e as 11h00. Pelas 21h00, o espetáculo “Preconceito Conceituado” e levado ao palco Fórum Municipal Luísa Todi pelo Grupo de Teatro Puzzle da Associação Portuguesa de Pais e Amigos Do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Setúbal.

No dia 4 a APPACDM Setúbal também dinamiza um workshop de teatro aberto à população, entre as 10h30 e as 11h30, no Museu do Trabalho Michel Giacometti. E sessão “A actividade física e o desporto na Saúde Mental”, com inscrições online no link https://bit.ly/Inscricao-WEBINAR-a-atividade-fisica-e-o-desporto-na-saude-mental, tem início pelas 10h30, em formato digital, transmitida através da plataforma Zoom.

- PUB -

Nos dias 4, 5 e 9 de Dezembro estão igualmente agendadas acções sobre bullying e cyberbullying, dirigidas à comunidade educativa nos estabelecimentos do Agrupamento de Escolas Barbosa du Bocage.  E a “Depressão, Doença Bipolar e outras comorbilidades: dificuldades e capacidades” está em destaque no dia 7, entre as 14h15 e as 17h30, em formato online, com inscrições através do link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdnObB4irV7D_ZxTWH_2UILsFrMsFf4e5ZpEw2uO776xXzAA/viewform?usp=pp_url.

A Semana Temática das Deficiências e Incapacidades 2020 encerra com o debate “Vida Independente – A Experiência dos Centro de Apoio à Vida Independente”, dinamizado pela Inovar Autismo, entre as 10h00 e as 13h00. Uma acção que também decorrerá online, através da plataforma Zoom, no link https://us02web.zoom.us/j/84813194178.

No decorrer desta semana temática estará patente na Experience Box do Piso-1 do Centro Comercial Alegro Setúbal a exposição “Vozes Que Pulsam”, com trabalhos de Paula Moita e de utentes da Associação Doutor Fernando Ilharco inspirados no tema “Um caminhar sobre a linha ténue entre a saúde e a doença mental”.

 

Charlot exibe cartaz dedicado à inclusão e entreajuda

 

Durante a Semana Temática das Deficiências e Incapacidades 2020 o Auditório Municipal do Cinema Charlot exibe um conjunto de filmes especialmente dedicados a crianças e jovens com autismo e seus familiares, no âmbito do programa “CineAutismo – Sessão de Cinema Adaptado”

A primeira sessão está agendada para dia 6, pelas 10h00, com a exibição de “Toy Story 4”. E os dias 7, 8 e 9, são dedicados à exibição de filmes sobre a temática das deficiências e incapacidades.

No dia 7, pelas 20h00, “Dancer in the Dark”, de Lars Von Trier, retrata a história de uma mulher e do seu filho que podem perder a visão devido se não conseguirem o dinheiro necessário para cirurgias.

“Esplendor”, de Naomi Kawase, sobre uma escritora de versões de filmes para pessoas com incapacidade visual que aprende a ver o mundo de uma forma diferente quando conhece um homem prestes a perder a visão, é exibido no dia 8, pelas 20h30.

No dia 9, “Ferrugem e Osso”, de Jacques Audiard, dá a conhecer a história de um homem que ajuda uma mulher que se encontra numa cadeira de rodas, dando-lhe esperança para voltar a viver. Uma história exibida a partir das 20h30.

Também no dia 9, entre as 10h00 e as 16h30, é apresentada a Mostra de Curta-Metragens – Festival Mental no Cinema Charlot.

- PUB -

Mais populares

Covid-19 obriga Hospital de Setúbal a activar pela primeira vez nível vermelho de Crise ou Catástrofe

Administração assume em circular normativa que estrutura para atender infectados dá sinais de completa saturação   A administração do Hospital de São Bernardo, em Setúbal, activou...

Apreendidos mais de 330 quilos de pescado em Sesimbra. Valor ultrapassa 4600 euros

A Unidade de Controlo Costeiro da GNR, por intermédio do Subdestacamento de Setúbal, apreendeu ontem mais de 300 quilos de pescado, em Sesimbra, numa...

Vandalismo esta madrugada na Aranguês e Tebaida destrói carros e loja

Três viaturas ficaram completamente destruídas pelas chamas que danificaram também a Agência Armindo
- PUB -