19 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalEugénio da Fonseca cessa funções na presidência da Cáritas Portuguesa

Eugénio da Fonseca cessa funções na presidência da Cáritas Portuguesa

Terminado um percurso com mais de duas décadas no comando da Cáritas, o ex-presidente garante continuar a lutar contra a pobreza

 

- PUB -

O antigo presidente da Cáritas Diocesana de Setúbal, Eugénio da Fonseca, cessa agora funções como presidente da Cáritas Portuguesa. O cargo é assumido por Rita Valadas, após comunicado oficial da Agência Ecclesia lançado este sábado, no fim da Conferência Episcopal que decorreu em Fátima.

A nova presidente da Cáritas Portuguesa é licenciada em Política Social e já integrou a direcção da instituição católica, assim como o Departamento de Acção Social da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

Após mais de 20 anos no comando da Cáritas Portuguesa, Eugénio Fonseca disse à Agência Ecclesia que o seu trabalho correspondeu a “tempos de grandes desafios”, em que alimentou “esperanças” e também teve “desilusões”, mas, afirma, foi “capaz de suscitar muitas vontades e também algumas inércias”.

- PUB -

Em comunicado enviado a O SETUBALENSE, Eugénio da Fonseca afirma que tudo o que fez “foi só – apenas só – pelo combate contra o empobrecimento e a exclusão social”. E destaca ainda que nada procurou “de interesse pessoal”, endereçando um pedido de desculpa “por alguma atitude de omissão, despropósito ou falta de gentileza”, assegurando que continuará a “‘tecer armas’ pelo mesmo combate, ou seja, por um país com menos pobreza e um desenvolvimento mais humano”.

Eugénio José da Cruz Fonseca nasceu em Setúbal, em 1957. Cidade onde já desempenhou funções como director do Secretariado Diocesano do Ensino da Igreja nas Escolas e foi presidente da Cáritas, entre 1987 e 2016.

Em 1999, foi nomeado pela Conferência Episcopal como presidente da Cáritas Portuguesa, tendo sido ainda presidente-adjunto da União das Instituições Particulares de Solidariedade Social, a atual CNIS.

- PUB -

Em 1993, Eugénio Fonseca foi condecorado com a Medalha de Honra da Cidade de Setúbal e nas cerimónias do 10 de Junho de 2007 foi agraciado por Aníbal Cavaco Silva, presidente da República Portuguesa, com a Ordem de Mérito, grau de Grande Oficial.

Eugénio da Fonseca mantém agora o cargo de presidente da Confederação Portuguesa do Voluntariado e funções como membro da direcção da Associação Dignitude.

- PUB -

Mais populares

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Autoridades suspeitam ter encontrado corpo de mariscador desaparecido em Montijo

Cadáver foi descoberto a flutuar no Tejo, em frente ao Terreiro do Paço
- PUB -