18 Janeiro 2021, Segunda-feira
- PUB -
Início Local Setúbal Eugénio da Fonseca cessa funções na presidência da Cáritas Portuguesa

Eugénio da Fonseca cessa funções na presidência da Cáritas Portuguesa

Terminado um percurso com mais de duas décadas no comando da Cáritas, o ex-presidente garante continuar a lutar contra a pobreza

 

- PUB -

O antigo presidente da Cáritas Diocesana de Setúbal, Eugénio da Fonseca, cessa agora funções como presidente da Cáritas Portuguesa. O cargo é assumido por Rita Valadas, após comunicado oficial da Agência Ecclesia lançado este sábado, no fim da Conferência Episcopal que decorreu em Fátima.

A nova presidente da Cáritas Portuguesa é licenciada em Política Social e já integrou a direcção da instituição católica, assim como o Departamento de Acção Social da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

Após mais de 20 anos no comando da Cáritas Portuguesa, Eugénio Fonseca disse à Agência Ecclesia que o seu trabalho correspondeu a “tempos de grandes desafios”, em que alimentou “esperanças” e também teve “desilusões”, mas, afirma, foi “capaz de suscitar muitas vontades e também algumas inércias”.

- PUB -

Em comunicado enviado a O SETUBALENSE, Eugénio da Fonseca afirma que tudo o que fez “foi só – apenas só – pelo combate contra o empobrecimento e a exclusão social”. E destaca ainda que nada procurou “de interesse pessoal”, endereçando um pedido de desculpa “por alguma atitude de omissão, despropósito ou falta de gentileza”, assegurando que continuará a “‘tecer armas’ pelo mesmo combate, ou seja, por um país com menos pobreza e um desenvolvimento mais humano”.

Eugénio José da Cruz Fonseca nasceu em Setúbal, em 1957. Cidade onde já desempenhou funções como director do Secretariado Diocesano do Ensino da Igreja nas Escolas e foi presidente da Cáritas, entre 1987 e 2016.

Em 1999, foi nomeado pela Conferência Episcopal como presidente da Cáritas Portuguesa, tendo sido ainda presidente-adjunto da União das Instituições Particulares de Solidariedade Social, a atual CNIS.

- PUB -

Em 1993, Eugénio Fonseca foi condecorado com a Medalha de Honra da Cidade de Setúbal e nas cerimónias do 10 de Junho de 2007 foi agraciado por Aníbal Cavaco Silva, presidente da República Portuguesa, com a Ordem de Mérito, grau de Grande Oficial.

Eugénio da Fonseca mantém agora o cargo de presidente da Confederação Portuguesa do Voluntariado e funções como membro da direcção da Associação Dignitude.

- PUB -

Mais populares

Covid-19 obriga Hospital de Setúbal a activar pela primeira vez nível vermelho de Crise ou Catástrofe

Administração assume em circular normativa que estrutura para atender infectados dá sinais de completa saturação   A administração do Hospital de São Bernardo, em Setúbal, activou...

Apreendidos mais de 330 quilos de pescado em Sesimbra. Valor ultrapassa 4600 euros

A Unidade de Controlo Costeiro da GNR, por intermédio do Subdestacamento de Setúbal, apreendeu ontem mais de 300 quilos de pescado, em Sesimbra, numa...

Secundária Sebastião da Gama suspende aulas presenciais para alunos mais velhos até dia 26

Sete funcionários da escola em isolamento profiláctico obriga a alunos dos 11.º, 12.º e ensino nocturno a terem aulas em casa   Os alunos dos 11.º...
- PUB -