7 Março 2021, Domingo
- PUB -
Início Local Setúbal Enfermeiros protestam contra precariedade no Centro Hospitalar de Setúbal

Enfermeiros protestam contra precariedade no Centro Hospitalar de Setúbal

Uma dezena de enfermeiros juntou-se hoje em frente ao Centro Hospitalar de Setúbal em protesto contra a “precariedade, atropelos de direitos e más condições de trabalho” naquela unidade de saúde.

- PUB -

“Estamos aqui, em primeiro lugar, pelas questões de vinculação dos nossos colegas enfermeiros que estão com vínculo precário”, disse à agência Lusa Zoraima Prado, dirigente nacional do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP).

“A regulamentação do governo que saiu agora deixa de fora, praticamente, quase todos os enfermeiros. Nenhum deles fica. Para termos uma noção, a nível nacional são mais de 1.100 e ficariam vinculados cerca de 330. A nível regional são 194 e ficariam vinculados apenas 12, o que quer dizer que, por meados do ano que vem, sairiam todos das instituições. E fazem muita falta”, acrescentou.

Zoraima Prado sublinhou ainda que os enfermeiros com contrato individual de trabalho, alguns com mais de 20 anos de profissão, “não têm um único ponto, um único dia de trabalho contado para efeitos de progressão na carreira”.

- PUB -

Em comunicado, o SEP refere ainda que os enfermeiros do Centro Hospitalar de Setúbal têm de estar atentos às horas que trabalham, para que os registos não desapareçam e que, por vezes, têm de reclamar o respetivo pagamento.

O sindicato critica também o “impedimento de mobilidade entre instituições do Serviço Nacional de Saúde (SNS)”, as “horas extraordinárias não pagas” e o alegado desrespeito do CHS pelos direitos de parentalidade dos enfermeiros.

Entre outras reivindicações, o SEP defende que o reforço do SNS deve passar pela integração de todos os enfermeiros com contratos precário, que garante serem necessários para o normal funcionamento do Centro Hospitalar de Setúbal e muitas outras instituições de saúde pública.

- PUB -

Lusa

- PUB -

Mais populares

Bombeiros em “guerra de tronos” ameaçam direcção com paralisação de serviços

Direcção já acertou tudo com antigo chefe dos bombeiros do Barreiro para assumir o cargo. Mas o corpo activo do Montijo quer Luís Silva   A...

Joaquim Maia deu a volta à tragédia para ajudar atletas a vencerem na pista

A vida pregou-lhe uma má partida, mas não se deixou vencer. Hoje é treinador e já ajudou a lançar atletas de alta competição     No campo...

CDU vai lançar André Martins à presidência da Câmara Municipal de Setúbal

A CDU vai avançar com André Martins como candidato à presidência da Câmara Municipal de Setúbal nas autárquicas deste ano. O nome do actual...
- PUB -