25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalQuarteto de Cordas de Sintra traz música religiosa à Igreja do Convento...

Quarteto de Cordas de Sintra traz música religiosa à Igreja do Convento de Jesus

Durante uma hora, as 75 pessoas presentes tiveram a oportunidade de escutar temas eruditos nacionais e estrangeiros

 

- PUB -

A Igreja do Convento de Jesus serviu de palco para o concerto do Quarteto de Cordas de Sintra na passada sexta-feira, “integrado no Arrábida Religiosus Musicae, ciclo especial de música religiosa, com um reportório constituído por temas eruditos nacionais e estrangeiros”, explicou a Câmara Municipal de Setúbal em comunicado.

Ao longo de uma hora, o “grupo de Nélson Nogueira e David Ascensão, nos violinos, de Eurico Cardoso, na viola, e de Abel Gomes, no violoncelo, interpretou música portuguesa do período do romantismo com os três quartetos para cordas de Júlio António Avelino Soares, um dos raros compositores nacionais do século XIX”. O público presente escutou, ainda, “temas do checo Bedřich Smetana e do norte-americano Samuel Barber”.

O concerto, “que contou com a presença de 75 pessoas”, foi o segundo espectáculo do novo ciclo de música da Arrábida Religiosus Musicae. “A formação, fundada em 2007 e considerada como um dos mais prestigiados grupos de música de câmara portugueses, procura contribuir para a redescoberta do valioso património musical nacional e para a divulgação de compositores portugueses menos conhecidos do público”.

- PUB -

Organizado pela autarquia sadina, o evento que tem contado com a realização de espectáculos gratuitos “na igreja do recém-recuperado Convento de Jesus” teve início no dia 27 de Novembro com o “Concerto Júbilo”, que juntou o pianista Francisco Sassetti e a soprano Ângela Silva.

Já a sessão de encerramento está agendada para esta sexta-feira, pelas 21h00, com a actuação “do Ensemble Vocal Entroitus, formação com solistas de vários agrupamentos vocais”. Para o futuro, a autarquia tem já planeado “um segundo ciclo de concertos de música sacra, agendado para Março, coincidindo com o período da Quaresma”.

Ano Novo com Orquestra Metropolitana de Lisboa

- PUB -

Para simbolizar a entrada num novo ano, a Orquestra Metropolitana de Lisboa vai actuar no dia 3 de Janeiro, pelas 16h00, no Fórum Municipal Luísa Todi, onde vai apresentar “obras de Rossini, Johann Strauss, Tchaikovsky, Mendelssohn e Lumbye”. O evento, intitulado de “Concerto de Ano Novo: Valsas, Marchas, Polcas e Outros Sortilégios Musicais”, vai contar “com a violinista Ana Pereira como solista e tem direcção de Sebastian Perłowski”.

A entrada para o espectáculo tem um custo de 14 euros para a plateia e de 12,5 euros para o balcão e os bilhetes podem ser adquiridos “no Fórum Municipal Luísa Todi, através do endereço electrónico [email protected] ou pelo telefone 265 522 127”.

 

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -