19 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalUniversidade Sénior angaria mil euros em bens para Centro de Apoio ao...

Universidade Sénior angaria mil euros em bens para Centro de Apoio ao Sem Abrigo

A campanha de Natal da UNISETI decorreu este ano online, mas voltou a conseguir a participação da sua comunidade

 

- PUB -

A UNISETI – Universidade Sénior de Setúbal vai entregar ao Centro de Apoio ao Sem Abrigo – C.A.S.A vários bens adquiridos online num valor na ordem dos mil euros, produto da campanha no espírito da época natalícia.

Trata-se de uma iniciativa solidária, que a universidade desenvolve todos os anos para apoio às pessoas sem-abrigo da cidade de Setúbal, que conta com a participação dos seus alunos, professores e colaboradores, que contribuem com bens e dinheiro. Em 2020 a instituição escolhida foi o C.A.S.A.

Este ano a campanha foi concebida à distância devido à pandemia, pelo que a quantidade de bens conseguidos de alguma forma surpreendeu o presidente da administração da UNISETI, Arlindo Mota. É que, a universidade para evitar o risco de contágio da Covid-19, suspendeu as aulas presenciais, estando as mesmas a serem transmitidas a partir da sede com recurso de meios técnicos adquiridos para o efeito. Mesmo assim, apesar da falta de relação pessoal directa, a comunidade da UNISETI, manteve a adesão a esta iniciativa solidária.

- PUB -

“A generosidade foi uma vez mais posta à prova pois que, devido ao recrudescimento da pandemia, a Universidade Sénior de Setúbal passou a funcionar fundamentalmente por internet tornando mais difícil a recolha de donativos”, comenta Arlindo Mota.

Mais difícil também porque “numa altura em que as consequências sociais das restrições, vêm gerando sérias dificuldades na recolha de alimentos junto de supermercados e a crise económica se acentua, tendo por consequência que muitos novos pobres têm necessidade de acorrer a instituições do sector voluntário vocacionadas para esse fim”, acrescenta.

Para o presidente da administração da UNISETI, este é mais um exemplo dado pela instituição que “mereceu da Câmara Municipal de Setúbal a outorga da Medalha de Honra da Cidade”, e que “volta a demonstrar que é uma instituição solidária, atenta às dificuldades dos seus semelhantes. Para tal se mobiliza com invulgar tenacidade e resultados, o que enche de orgulho quem vê que mesmo nos piores momentos a Universidade Sénior de Setúbal diz presente”.

- PUB -

Natal com esperança no sapatinho

Entretanto, na passada sexta-feira, a UNISETI realizou a sua festa de Natal, mas online, com um programa que envolveu alunos, professores e colaboradores que participaram com canções e momentos de poesia.

No seu discurso, Arlindo Mota lembrou a celebração natalícia da Universidade Sénior de Setúbal no ano passado, que juntou à mesa de um hotel da cidade cerca de duzentas pessoas e, na altura, comentou-se: “e para o ano [2020] como será? onde vamos reunir-nos no Natal, que esta sala começa a ser pequena para a UNISETI”.

Mas, “o lado negro da Natureza trocou-nos as voltas. Quase um ano decorrido estamos aqui, reunidos virtualmente, com algumas marcas no rosto e, sobretudo, no ânimo com que vamos gerindo as solidões, apesar da força com que a comunidade UNISETI soube reagir os condicionalismos colocados pela pandemia”.

Depois realçar a “resiliência” desta comunidade, apontou que “a vacina está aí” e desejou que, “daqui a meia dúzia de meses, nos possamos juntar e abraçar, como fazíamos dantes, sem restrições ou condicionamentos”.

E, a finalizar a sua intervenção, deixou a ideia de se instaurar “o DIA DO ABRAÇO”, por isso a palavra que escolheu para celebração de Natal deste ano foi “esperança”, esta “a prenda mais querida que carregamos no nosso sapatinho, neste Natal absurdo, que vai mudar, que já está a mudar as nossas vidas”.

 

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu
- PUB -