26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalComissão Europeia destaca investigação coordenada pelo IPS

Comissão Europeia destaca investigação coordenada pelo IPS

Projecto desenvolvido entre 2015 e 2019 foi dirigido pelo professor Luís Coelho, da Escola Superior de Tecnologia

A Comissão Europeia destacou recentemente o projecto de investigação sobre o ambiente coordenado pelo Instituto Politécnico de Setúbal e desenvolvido “por um consórcio de dez parceiros, pelo seu contributo para a meta de uma Europa com impacto neutro no clima até 2050, no quadro do Pacto Ecológico Europeu”, explica a instituição através de comunicado.

- PUB -

O novo sistema, designado de Thermal Energy Storage Systems for Energy Efficient Buildings (TESSe2b), foi criado “entre 2015 e 2019 sob coordenação do professor Luís Coelho, da Escola Superior de Tecnologia de Setúbal”. Financiado em 4,3 milhões de euros pelo programa Horizonte 2020 (H2020), o projecto propõe “uma solução para o armazenamento de energia térmica em edifícios residenciais, por recursos solares e geotérmicos, de instalação fácil e a baixo custo para o cidadão comum”.

“O sistema TESSe2b, que envolveu cinco instituições de ensino superior, um centro de investigação e quatro pequenas e médias empresas, em representação de oito países, veio provar que, em tempos de transição energética, em que se começa a generalizar o uso de fontes renováveis nas habitações, o problema coloca-se sobretudo ao nível do armazenamento, exigindo uma solução para garantir a disponibilidade de energia sempre que ela é necessária, seja para aquecimento, arrefecimento ou produção de águas quentes sanitárias”, acrescenta o estabelecimento de ensino.

Depois de ter sido “testada em três locais de demonstração na Áustria, Espanha e Chipre, para adaptação do desempenho a vários tipos de clima”, a recente criação permitirá “reduzir o consumo de energia nas habitações em pelo menos 30%”. Para o investigador Luís Coelho, “o projecto, além do impacto ambiental, representou para o IPS uma oportunidade única de alargar a sua rede de contactos internacionais, sem esquecer a marca que deixou na sua prática pedagógica”. “Este projecto, bem como outros de investigação e desenvolvimento em que o IPS tem estado envolvido, tem permitido actualizar matérias leccionadas nas licenciaturas e mestrados e envolver estudantes e bolseiros de investigação, contribuindo para uma formação mais avançada e alinhada com os desenvolvimentos tecnológicos actuais e futuros”, referiu.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -