7 Março 2021, Domingo
- PUB -
Início Local Setúbal Médicos da região, setubalenses e azeitonenses prestam homenagem a Machado Luciano

Médicos da região, setubalenses e azeitonenses prestam homenagem a Machado Luciano

O cirurgião morreu aos 86 anos, depois de quase meio século dedicado à saúde da população do concelho

 

- PUB -

Luís Alberto Machado Luciano, reconhecido cirurgião de Setúbal, morreu esta segunda-feira aos 86 anos, vítima de doença súbita. Desenvolveu em Setúbal grande parte da sua actividade profissional, tendo ocupado vários cargos na administração e serviços clínicos do Hospital de São Bernardo, inclusive o de director do Serviço de Cirurgia.

Uma perda para a comunidade médica da região e do país, que a direcção da Sub-Região de Setúbal da Ordem dos Médicos assinala distinguindo publicamente Machado Luciano como “homem ímpar”, por tudo o que fez ao longo da vida “pela medicina, pelos colegas e utentes”.

A Liga dos Amigos de Setúbal e Azeitão (LASA), a qual Machado Luciano integrava e chegou a presidir durante seis anos, também prestou homenagem pública ao “médico de grande prestígio e popularidade”, recordando-o pela “forma carinhosa e empenhada com que se dedicava aos seus doentes, e a todos que lhe pediam ajuda” e destacando “um vazio muito difícil de preencher”, que agora se impõe.

- PUB -

Apesar da sua avançada idade, até ao momento da sua morte, Machado Luciano manteve-se em actividade, embora não clínica, desempenhando as funções de presidente do Conselho Consultivo da Liga dos Amigos do Hospital São Bernardo (LAHSB) e na presidência do Conselho Fiscal da – Liga de Apoio Comunitário para o Estudo das Doenças Infeciosas (Lacpedi).

Licenciado pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa em 1962, Machado Luciano, residia em Setúbal há quase meio século, desde que iniciou a sua actividade no Hospital de São Bernardo em 1974.

Neste hospital integrou várias Comissões Hospitalares entre 1974 e 1976.
Já em 1985 integrou o grupo de cirurgiões que elaborou os Estatutos para a Constituição da Sociedade Portuguesa de Cirurgia, tendo também integrado a primeira direcção eleita desta entidade.

- PUB -

Entre 1999 e 2003 presidiu a Assembleia-geral da Distrital de Setúbal, da Ordem dos Médicos, em dois mandatos sucessivos.

Na política foi mandatário da Candidatura de Carlos de Sousa (CDU) à Câmara Municipal de Setúbal em 2001 e 2005.

Também desempenhou funções como presidente da Assembleia-geral da Setúbal-Polis 2001, com mandato não renovado em 2005.

Machado Luciano ainda viu a sua actividade ligada à saúde, mas também à vida cívica e social, ser distinguida em 2018 pela Câmara de Setúbal, com a Medalha da Cidade na categoria de Ciência e Tecnologia.

- PUB -

Mais populares

Bombeiros em “guerra de tronos” ameaçam direcção com paralisação de serviços

Direcção já acertou tudo com antigo chefe dos bombeiros do Barreiro para assumir o cargo. Mas o corpo activo do Montijo quer Luís Silva   A...

Joaquim Maia deu a volta à tragédia para ajudar atletas a vencerem na pista

A vida pregou-lhe uma má partida, mas não se deixou vencer. Hoje é treinador e já ajudou a lançar atletas de alta competição     No campo...

CDU vai lançar André Martins à presidência da Câmara Municipal de Setúbal

A CDU vai avançar com André Martins como candidato à presidência da Câmara Municipal de Setúbal nas autárquicas deste ano. O nome do actual...
- PUB -