8 Março 2021, Segunda-feira
- PUB -
Início Local Setúbal Universidade Sénior avança com campanha de sócios para ajudar a fortalecer o...

Universidade Sénior avança com campanha de sócios para ajudar a fortalecer o Vitória

A UNISETI vai convidar a sua comunidade a solidarizar-se com Vitória. A própria universidade vai inscrever-se como sócia do clube

 

- PUB -

A UNISETI – Universidade Sénior de Setúbal vai juntar-se ao movimento de apoio ao Vitória de Setúbal, uma instituição “prestigiada a viver um momento de graves dificuldades que exige a união de todos os setubalenses”, comenta Arlindo Mota, presidente do conselho de administração da universidade.

Com esta acção, a UNISETI “diz estar presente” através de uma “intensa campanha de sócios junto dos seus professores, alunos e colaboradores”. E, para dar o exemplo, a própria instituição de ensino “vai desde já inscrever-se como sócio colectivo do renovado Vitória de Setúbal”, avança o professor.

Diz Arlindo Mota que a Universidade Sénior de Setúbal, para além da sua função educadora e promotora do envelhecimento activo, “não esquece a sua vocação solidária”, e, um dos casos mais recentes, foi o apoio canalizado para o CASA – Centro de Apoio ao Sem Abrigo, através de uma campanha de mobilização da comunidade que, no último Natal, conseguiu doar mais de mil euros para ajudar ao funcionamento desta instituição.

- PUB -

Entretanto, com a pandemia a obrigar que as aulas decorram em regime não presencial, a universidade tem investido em recursos tecnológicos para, através de plataformas digitais, “assegurar” não só as aulas, mas também outras iniciativas.

Iniciativas como colóquios, transmitidos por videoconferência, sobre o tema “Entre a Batalha e os Jerónimos: Singularidades da Igreja de Jesus de Setúbal”, que tiveram como palestrante o professor José Custódio Vieira da Silva, autor do livro “A Igreja de Jesus de Setúbal”, edição que “já ultrapassou mais de uma centena de exemplares subscritos”, refere o presidente da universidade.

Nos colóquios promovidos pela UNISETI participaram ainda nomes relevantes da docência e investigação como Viriato Soromenho Marques, professor catedrático da Faculdade de Letras de Lisboa, Pedro Simas, conhecido virologista e professor na Faculdade de Medicina de Lisboa e Rita Figueiras, professora associada da Universidade Católica e investigadora do Centro de Estudos de Comunicação e Cultura.

- PUB -

“A pandemia trouxe, inesperadamente, um desafio que tem mobilizado todas as energias. Ela é o grande paradoxo do presente. Estamos perante um tempo de transição que traz consigo inquietação e angústia e que suscita uma questão vital: a vontade de fazer parte do novo lugar”, analisa Arlindo Mota.

- PUB -

Mais populares

Bombeiros em “guerra de tronos” ameaçam direcção com paralisação de serviços

Direcção já acertou tudo com antigo chefe dos bombeiros do Barreiro para assumir o cargo. Mas o corpo activo do Montijo quer Luís Silva   A...

Joaquim Maia deu a volta à tragédia para ajudar atletas a vencerem na pista

A vida pregou-lhe uma má partida, mas não se deixou vencer. Hoje é treinador e já ajudou a lançar atletas de alta competição     No campo...

ANAC recusa-se a fazer apreciação ao aeroporto do Montijo sem parecer favorável de todos os municípios

A Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) não vai fazer apreciação prévia de viabilidade para efeitos de construção do Aeroporto Complementar no Montijo, solicitada...
- PUB -