8 Março 2021, Segunda-feira
- PUB -
Início Local Setúbal Câmara Municipal aprova votos de pesar por Quaresma Rosa, Machado Luciano e...

Câmara Municipal aprova votos de pesar por Quaresma Rosa, Machado Luciano e Pardete Ferreira

Executivo relembra três personalidades de quem os setubalenses se despediram recentemente

O executivo camarário sadino aprovou, na última reunião pública, votos de pesar pelas mortes de Quaresma Rosa, militar, e Machado Luciano e Pardete Ferreira, homens da medicina.

- PUB -

Quaresma Rosa, militar do Exército, foi, entre 1982 e 1996, comandante da então chamada Companhia de Sapadores Bombeiros de Setúbal e, inclusivamente, em 1984, foi nomeado comandante da Zona Operacional de Setúbal Leste.

Foi através da sua iniciativa que se concretizou a passagem dos bombeiros municipais a Companhia de Sapadores, algo que, segundo a nota de pesar apresentada, “representou evolução muito significativa na profissionalização da prestação de socorro no concelho”.
Ainda como comandante dos Bombeiros Sapadores recebeu vários louvores da Inspecção Superior de Bombeiros, assim como Medalha de Dedicação e Mérito, Grau Ouro, da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Setúbal.

Medicina setubalense de luto

- PUB -

Na mesma reunião camarária foram ainda apresentados dois votos de pesar pela morte de Luís Machado Luciano, um da CDU e outro do PS. Segundo a coligação que lidera a cidade, o médico foi importante ao “fazer de Setúbal uma cidade melhor”.

Nascido em Angola, “fez-se, ao longo da vida, o setubalense de coração e alma”. Foi, inclusivamente, distinguido com a Medalha da Cidade na classe Ciência e Tecnologia, em 2018.

Relembra a autarquia que “Entre 1974 e 1976, integrou várias comissões instaladoras no Hospital de Setúbal e, em 1985, fez parte de um grupo de cirurgiões que elaborou os estatutos de constituição da Sociedade Portuguesa de Cirurgia, tendo igualmente integrado a primeira direcção eleita”.

- PUB -

Teve ainda o cargo de presidente da Liga dos Amigos de Setúbal e Azeitão e integrou os órgãos sociais da Liga dos Amigos do Hospital de São Bernardo e da Liga de Apoio Comunitário em prol do Estudo das Doenças Infeciosas.

Já o PS, refere que “partiu um amigo de Setúbal e dos setubalenses, que neste nosso concelho deixa um valioso legado pelo enorme percurso profissional e interminável exercício de cidadania”.

Foi ainda aprovado um voto de pesar pelo falecimento do médico Pardete Ferreira, antigo director clínico do Hospital de São Bernardo. A cargo do PS, o texto destaca “um amigo de Setúbal e dos setubalenses, que teve relevante intervenção cívica, associativa, filantrópica, cultural e desportiva”.

Conhecido com médico cirurgião e desportivo, foi ainda membro da direcção da Casa do Pessoal do Hospital de São Bernardo e presidente do Conselho Fiscal da Liga dos Amigos da instituição de saúde setubalense. Além de escritor e membro do Rotary Club, foi jogador de andebol no Sporting.

O município, no final da nota, sugere ainda que o nome de Pardete Ferreira seja considerado na toponímia da cidade.

- PUB -

Mais populares

Bombeiros em “guerra de tronos” ameaçam direcção com paralisação de serviços

Direcção já acertou tudo com antigo chefe dos bombeiros do Barreiro para assumir o cargo. Mas o corpo activo do Montijo quer Luís Silva   A...

Joaquim Maia deu a volta à tragédia para ajudar atletas a vencerem na pista

A vida pregou-lhe uma má partida, mas não se deixou vencer. Hoje é treinador e já ajudou a lançar atletas de alta competição     No campo...

ANAC recusa-se a fazer apreciação ao aeroporto do Montijo sem parecer favorável de todos os municípios

A Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) não vai fazer apreciação prévia de viabilidade para efeitos de construção do Aeroporto Complementar no Montijo, solicitada...
- PUB -