25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalCâmara recandidata Praia da Figueirinha a Bandeira Azul

Câmara recandidata Praia da Figueirinha a Bandeira Azul

Candidatura deste ano deve cumprir parâmetros ao abrigo do tema “Recuperação de Ecossistemas”

Em 2021 a Praia da Figueirinha volta a ser candidata ao galardão Bandeira Azul pelo décimo terceiro ano consecutivo. A candidatura ao azul, para esta praia setubalense, foi aprovada esta quarta-feira durante a sessão de câmara do município de Setúbal.

- PUB -

Para oficializar a candidatura são considerados 32 critérios, “28 dos quais de cumprimento obrigatório, abrangidos por quatro grupos distintos, relaccionados com Informação e Educação Ambiental, Qualidade da Água, Gestão Ambiental e Equipamentos e Segurança e Serviços”, esclarece a Câmara Municipal de Setúbal em comunicado. Parâmetros seleccionados ao abrigo do tema “Recuperação de Ecossistemas”.

O critério da Informação e Educação Ambiental é avaliado com base na disponibilização de “informação sobre o Programa Bandeira Azul, sobre as zonas sensíveis e ecossistemas na área da praia e sobre o comportamento a assumir perante estas, bem como a disponibilização de um mapa indicativo das diversas instalações e equipamentos na zona balnear, a par da realização e promoção de, pelo menos, seis actividades de educação ambiental”.

Já no parâmetro Qualidade da Água, a Praia da Figueirinha deve cumprir “as normas e a legislação relativa à amostragem e frequência da qualidade da água, realizar análises regulares no âmbito da legislação em vigor e assegurar que as eventuais descargas de águas residuais industriais ou urbanas na área da praia não afectam a sua qualidade”.
A nota positiva sobre a área Gestão Ambiental e Equipamentos, só é possível se a manutenção da limpeza da praia estiver a ser cumprida e se existirem “equipamentos para recolha selectiva de lixo e de instalações sanitárias em número suficiente, bem como deve ser promovida a utilização de meios de transporte sustentáveis”.

- PUB -

No item Segurança e Serviços são incluídos recursos humanos como nadadores-salvadores, que devem estar presentes “durante a época balnear com o respectivo equipamento de salvamento”. É também determinante que esteja garantido “um serviço de primeiros-socorros devidamente assinalado”, uma “fonte de água potável protegida e “acessos seguros”.

As praias candidatas a esta galardão também devem ter equipamentos com rampas e instalações sanitárias para deficientes motores, excepto quando a topografia local não o permitir.

Apoio de 7 680,00 euros dá continuidade a projecto “Praias de Setúbal para Todos”

- PUB -

No mesmo dia em que a Câmara Municipal de Setúbal aprovou a candidatura da Praia da Figueirinha ao galardão Bandeira Azul foi também aprovada a “renovação do protocolo de colaboração com o Instituto Politécnico de Setúbal, para o desenvolvimento de um projecto de turismo acessível nas praias de Albarquel e da Figueirinha”. O projecto “Praias de Setúbal para Todos” foi iniciado em 2020 e conta agora com um apoio financeiro de 7 680,00 euros entregues à Associação Académica do Instituto Politécnico de Setúbal.

“Praias de Setúbal para Todos” destina-se a dar apoio a pessoas com mobilidade reduzida e com outras necessidades especiais na utilização dos equipamentos instalados na Figueirinha e em Albarquel”, recorda a autarquia em comunicado.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -