29 Março 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalMovimento associativo recebeu 2,5 milhões de verbas municipais no ano passado

Movimento associativo recebeu 2,5 milhões de verbas municipais no ano passado

Câmara de Setúbal diz que apesar do cancelamento de iniciativas, o movimento associativo teve financiamento reforçado

 

- PUB -

As contingências impostas pela pandemia obrigaram a que, no ano passado, o movimento associativo teve de cancelar mais de 70% dos eventos programados. Uma circunstância que, mesmo assim, não impediu a Câmara de Setúbal de “aumentar o montante de apoios directos e indirectos” a estas organizações.

Ainda em comunicado, a autarquia refere que “não só manteve os apoios financeiros directos, como os aumentou, numa perspectiva do apoio extraordinário e de emergência às colectividades.

Em termos globais, o apoio da autarquia em 2020 ao “movimento associativo e aos agentes culturais e desportivos totalizaram 2 milhões e 507 mil euros”.

- PUB -

Assim, o balanço da autarquia refere um apoio directo superior a um milhão e 89 mil euros, enquanto que, antes da pandemia, em 2019, a verba atribuída ao movimento associativo foi na ordem dos 806 mil. Feitas as contas, houve um acréscimo de 283 mil e 270 euros.

Ou seja, mais 26%, o que “se traduz num verdadeiro apoio extraordinário ao movimento associativo do concelho”, conclui o mesmo documento emitido pela câmara.

Quanto a apoios financeiros directos para a área cultural, “passaram de 304 mil euros em 2019 para 430 mil euros em 2020, um crescimento de 41%”. Para as cinco companhias e grupos de teatro do concelho, este financiamento foi de “200 mil euros”.

- PUB -

Também as colectividades seleccionadas para o Concurso das Marchas Populares de Setúbal 2020 “receberam um apoio global de 26 mil e 400 euros”.

Para o movimento associativo desportivo, através da Matriz de Apoio, o contributo financeiro “passou de 115 mil euros em 2019, para 122 mil euros em 2020”, um crescimento de 7%, apesar de a maioria dos clubes desportivos ter parado quase por completo a sua actividade durante diversos meses.

No ano passado, a Câmara Municipal de Setúbal “atribuiu um valor total de 219 mil euros ao movimento associativo para a realização de obras nas suas instalações”.

Na aquisição de serviços para programação cultural, desportiva, social e de juventude, “foi entregue um montante de 630 mil euros, que incluiu a contratação de artistas e outros agentes culturais para programação nos diversos espaços e instalações culturais e desportivas”.

Manutenção de verbas em 2021

Para 2021 “já está em execução um conjunto de projectos de apoio e financiamento por parte do município no âmbito da cultura, no sentido de complementar o apoio directo aos agentes culturais locais e à produção cultural”. É o caso dos programas “Setúbal Cultura Sem Barreiras”, com 60 mil euros para pagamento directo a artistas e agentes culturais, e “Mural 18 – Programação Cultural em Rede”, com 69 mil e 500 euros”.

A Câmara de Setúbal salienta ainda para 2021 a “manutenção e o reforço dos valores protocolados com as associações e colectividades e o início de “Bolsas Artísticas”, um projecto inovador com um valor global de 45 mil euros de investimento”.

O município “continuará a isentar de taxas de utilização os equipamentos culturais e desportivos todo o movimento associativo, o que representa um montante anual de aproximadamente 370 mil euros”, afirma autarquia.

 

- PUB -

Mais populares

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

Praça do Brasil permanece em mudança e avança com transformação urbana

Espaço começou ontem a ser preparado para ser criada uma área exclusiva de usufruto público

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -