23 Abril 2024, Terça-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalPCP pensa que resultado “significativo” de João ferreira “não se esgota” nas...

PCP pensa que resultado “significativo” de João ferreira “não se esgota” nas presidenciais

Partido analisou resultados das eleições e situação política no distrito

O resultado de João Ferreira na presidenciais foi “significativo” e os valores que a candidatura afirmou “não se esgotam” na eleição. Esta é a conclusão a que chega a análise mais aturada que a Direcção da Organização Regional de Setúbal (DORS) do PCP fez, e divulgou no sábado, às eleições de dia 24. Uma semana depois das eleições, os comunistas destacam que a candidatura de João Ferreira, que obteve 8,9% dos votos no distrito, “teve o apoio de eleitores que nunca tinham apoiado um candidato proposto pelo PCP” e que o resultado é “tanto ou mais significativo” num contexto de pandemia que gerou “medo e insegurança propícios à abstenção”, e num quadro de “falsas disputas” sobre o segundo lugar, marcado “pela promoção mediática de outras candidaturas e pelo anticomunismo”.

- PUB -

Em comunicado, a DORS afiança que os valores afirmados por João Ferreira vão permanecer e são “factores que dão confiança” ao partido para “prosseguir a luta e intervenção que responda aos problemas dos trabalhadores da Península de Setúbal. Sobre a situação política regional, os comunistas dizem que o “agravamento da situação económica e social, exige uma resposta urgente” e apontam como exemplos os problemas em empresas da região, “como a Lauak ou Mecahertz”, que “têm levado à destruição de postos de trabalho e redução da capacidade produtiva” e que “exigem uma intervenção do Estado”. Além de manifestar solidariedade com as vítimas da pandemia e saudar os profissionais da linha da frente, o PCP sublinha que as dificuldades sentidas no Serviço Nacional de Saúde (SNS) “reflectem anos de desinvestimento levado a cabo por sucessivos governos do PS, PSD e CDS”.

Os “exemplos claros” desse desinvestimento são, aponta a referida nota, “a não construção do Hospital do Seixal e do Novo Hospital do Montijo, a não ampliação do Hospital Garcia de Orta e São Bernardo a ausência de obras em muitos centros de saúde e a não construção dos que se encontram em falta em diversos concelhos, e a não admissão de médicos enfermeiros e outros técnicos que resulta no enorme número de utentes sem médicos e enfermeiros de família em todos os concelhos”. Vacinação indevida merece repúdio A DORS sublinha a importância do processo de vacinação “avançar o mais rapidamente possível”, dando prioridade aos profissionais de saúde, bombeiros, aos que “todos os dias são necessários para dar resposta à epidemia, e aos “grupos prioritários em função de critérios de saúde”. O PCP “repudia e condena atitudes como as tomadas pela directora da Direcção Regional da Segurança Social de Setúbal, ou por membros dos corpos sociais de Misericórdias como a do Montijo ou Canha de se incluírem a si e a outros não previstos nos critérios e prioridades definidos na lista de elementos destes serviços a vacinar”.

A organização regional comunista “exige do Governo que intervenha no sentido do seu esclarecimento e correcção de procedimentos de modo a impedir a repetição de mais situações destas que colocam em causa o plano de vacinação, geram insegurança e potenciam o ataque ao SNS”. A nota sobre a análise á situação política ainda destaca o dia de luta em todo o país, convocado, pela CGTP-IN, para 25 de Fevereiro, e a “importância das comemorações do centenário do partido, sob o lema “Liberdade, Democracia, Socialismo – O Futuro tem Partido”, que terão um “ponto alto” a 6 de Março com o comício no Campo Pequeno, em Lisboa

- PUB -

Mais populares

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência
- PUB -