16 Abril 2024, Terça-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbal"Temos uma grande possibilidade de destruir o que nos rodeia antes de...

“Temos uma grande possibilidade de destruir o que nos rodeia antes de o perceber”

Conferência organizada pela UNISETI contou com a presença do professor sadino, que falou sobretudo sobre o clima

 

- PUB -

A Universidade Sénior de Setúbal (UNISETI) desafiou o professor Viriato Soromenho-Marques a falar para mais de 80 alunos da instituição, através de uma plataforma online. Entre o ambiente, o clima e a ecologia, uma das maiores figuras setubalenses actuais discorreu sobre os mais diversos temas, deixando desde logo assente uma das suas principais ideias: os problemas climáticos são dos maiores que enfrentamos e foram causados por nós, humanos.

Uma vez que existe tanta interacção negativa com o meio ambiente, Viriato Soromenho-Marques, citando o relatório Living Planet Index, explicou que “entre 1970 e 2016, as populações de mamíferos, aves, anfíbios, répteis e peixes diminuíram 68%” e que “em 2020 foram emitidos para a atmosfera mais gigatoneladas de carbono do que durante o período que vai de 1750, início da revolução industrial, até 1988”.

“Temos uma grande possibilidade de destruir o que nos rodeia antes de o perceber. Somos um elefante numa loja de porcelanas”, afirmou, ainda, pegando no facto de o ser humano estar “a destruir os habitats de outras espécies e a diminuir o seu espaço”.

- PUB -

Outro aspecto referido pelo professor sadino como sendo importante foi o das doenças transmitidas através de forma zoonótica (através dos animais), entrando aqui, também, “a intrusão brutal e destruidora da espécie sobre a biodiversidade e uma dieta excessivamente carnívora”. Assim, refere que “75% das novas doenças têm origem nesse tipo de transmissão”.
Ao falar sobre a ideia de que a tecnologia viria a resolver tudo e mais alguma coisa, o que acabou por não acontecer, Soromenho-Marques afirmou que não se pode separar o ambiente da tecnologia.

- PUB -

Mais populares

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu

Lisnave distribui mais de três milhões de euros pelos trabalhadores

Prémio é justificado com resultado obtido no ano passado, descrito o "melhor desempenho de sempre"

Sistema Navegante indisponível no fim-de-semana mas transportes circulam normalmente

Falha é devido a uma “pausa temporária para actualizações com vista à simplificação e implementação de melhorias de performance”
- PUB -