26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalIPS investe 110 mil euros em projectos de investigação aplicada

IPS investe 110 mil euros em projectos de investigação aplicada

Os projectos vão decorrer durante 18 meses e envolve 24 investigadores do IPS, 12 externos e 10 entidades parceiras

 

- PUB -

O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) vai investir em quatro projectos nas tipologias de Investigação e Desenvolvimento (I&D) e Investigação Exploratória, os quais têm a missão de “produzir novo conhecimento em estreita articulação com o meio organizacional regional”, explica a direcção do instituto.

Esta aposta na investigação vai decorrer durante os próximos 18 meses e, sobre os quatro projectos, o IPS vai aplicar um investimento “perto de 110 mil euros”, para investigação aplicada. Ao todo, os projectos vão envolver 24 investigadores do instituto, 12 investigadores externos e 10 entidades parceiras.

A selecção foi feita em concurso interno, lançado em 2020 aos Centros de Investigação do IPS (CIPS2), numa edição que recebeu um total de 14 candidaturas, envolvendo oito dos nove CIPS2. A avaliação multidisciplinar ficou a cargo de um júri externo, composto por quatro elementos do meio académico e científico.

- PUB -

Quanto ao investimento, este é “totalmente suportado por receitas próprias”, e abarca os domínios das Ciências Empresariais, Engenharia e Desenvolvimento Sustentável, Energia e Ambiente, Desenvolvimento de Produto e Transferência de Tecnologia.

Indica o IPS que entre os projectos exploratórios, encontram-se duas propostas de produção de _scaffolds_ cerâmicos para regeneração óssea por impressão 3D (BioScaff) e de criação de um roadmap para o sector do vinho na Península de Setúbal (RoadWine).

No que toca à componente de I&D, a aposta recai sobre o desenvolvimento de um modelo de gestão integrado como ferramenta de apoio à governança do Estuário do Sado (GI4Sado), e de uma solução motivacional inovadora para exercício personalizado através da plataforma computacional ONParkinson (MoveONParkinson).

- PUB -

Com estes quatro novos projectos, o IPS pretende “reforçar a capacidade de investigação dos seus CIPS2, visando não só o incentivo a outros tipos de candidaturas, como também intensificar a cooperação com as organizações da região, aportando novos impulsos para a sua dinâmica de inovação, e sobretudo dar aos estudantes a oportunidade de participar em projectos de I&D”.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -