20 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalSines“Telefarmácia” permite aos utentes levantarem receitas nos centros de saúde

“Telefarmácia” permite aos utentes levantarem receitas nos centros de saúde

Alentejo Litoral já tem serviço a funcionar. Projecto inovador no País permite ainda que os utentes possam ser “teleconsultados”. ULSLA realça vantagens

Os utentes dos serviços de saúde do litoral alentejano passaram a dispor de uma “telefarmácia”, que lhes permite serem acompanhados numa “teleconsulta” e de levantarem medicamentos da farmácia hospitalar no centro de saúde. O projecto, “inovador em Portugal na área da telemedicina”, segundo divulgou esta segunda-feira, 17, a Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA), “visa a “descentralização para as unidades de cuidados de saúde primários da dispensa directa ao doente de medicamentos que são exclusivos da farmácia hospitalar”.

- PUB -

A iniciativa pretende aproximar os cuidados de saúde dos utentes para que tenham acesso à sua medicação, sem o incómodo e despesa de ter de se deslocar ao Hospital do Litoral Alentejano (HLA), em Santiago do Cacém, em percursos que, por vezes, são “superiores a 150 quilómetros”, indica a ULSLA em nota de Imprensa.

Com a “telefarmácia”, a ULSLA espera também conseguir um “acompanhamento mais eficaz da utilização do medicamento, assegurando elevados padrões de qualidade e segurança no circuito do medicamento”.

Em simultâneo, o projecto procura melhorar a integração de cuidados, contribuindo para que “a equipa de família conheça, em tempo real, o que se passa com o utente e possa relacionar-se com o serviço de farmácia, permitindo, por exemplo, a rápida intervenção em situações de não adesão terapêutica” ou “ocorrências por efeitos adversos”.

- PUB -

Com este novo serviço, aberto este mês, os medicamentos da farmácia hospitalar são enviados para o centro de saúde de referência do utente, sendo depois feita uma “teleconsulta” no momento em que é entregue a medicação ao doente.

A “teleconsulta” é feita remotamente por um profissional de saúde da área hospitalar, com a presença de um enfermeiro do centro de saúde, que acompanha o doente, que pode, assim, “comodamente” e mais “perto da sua casa receber a medicação e colocar todas as dúvidas”.

O projecto “telefarmácia” começou este mês na Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados de Alcácer do Sal, envolvendo três doentes inscritos na unidade.

- PUB -

A ULSLA, com sede no HLA, em Santiago do Cacém, integra os cinco centros de saúde dos concelhos de Alcácer do Sal, Grândola, Santiago do Cacém e Sines, além de Odemira, e respectivas extensões, dando resposta a uma população de cerca de cem mil habitantes.

DIÁRIO DA REGIÃO com Lusa

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência

Peixes e tartarugas mortos recolhidos do lago do Parque da Algodeia

Aumento das temperaturas e exposição solar pode ter alterado qualidade da água. Amostras recolhidas vão ser analisadas em laboratório
- PUB -