25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalSinesInForma promove novos desafios do mercado de trabalho

InForma promove novos desafios do mercado de trabalho

 

- PUB -

Formar, educar e empregar são os principais objetivos da primeira edição da InForma, uma mostra que tem como missão dar a conhecer as ofertas formativas existentes na região do Alentejo Litoral.

Helga Nobre

O pavilhão da Academia das Energias, em Sines, transformou-se por estes dias num centro de exposição e de divulgação das ofertas formativas e de emprego existentes na região do Alentejo Litoral.

- PUB -

Dirigido a um público jovem e a adultos à procura de emprego, a InForma, organizada em parceria pelo SinesTecnopolo, Câmara de Sines e Santa Casa da Misericórdia de Sines, tem como objetivo agregar no mesmo espaço um conjunto de entidades formadoras, educadoras e empregadoras. 

“Sentimos, no dia a dia, que ainda é necessário fazer um grande trabalho no sentido de cruzar os interesses destas diferentes entidades e, por outro lado, pensamos que é necessário criar alguns hábitos de relacionamento entre estas entidades e o público em geral”, defendeu Mónica de Brito diretora executiva do SinesTecnopolo, durante a inauguração do certame que abriu ao público esta quinta-feira.

O espaço, que está dividido em vários expositores, conta com a presença de um conjunto de entidades que têm em comum a capacidade de desenvolver ferramentas a quem pretende entrar no mercado de trabalho.

- PUB -

Para Mónica de Brito, é necessário estar atento aos novos desafios e este certame pode dar respostas a quem as procura. “As pessoas têm que repensar o seu perfil de competências e investir na sua formação de forma direcionada, porque o mercado de trabalho tem necessidade de outras competências e penso que continua a haver um défice nesse sentido”, sublinhou a responsável que quer, com este evento, alertar para as exigências atuais e futuras do mercado de trabalho. O vice-presidente da Câmara de Sines, Fernando Ramos destacou o envolvimento de todos os agrupamentos de escolas e das escolas profissionais dos concelhos vizinhos numa mostra que procura desenvolver as qualificações de jovens e do público em geral. “O evento está aberto a famílias porque as ofertas dirigem-se também aos pais desses jovens que podem ter interesse em procurar melhorar competências ou até procurar novas qualificações”, sublinhou o autarca.

Para ajudar o público que, durante os dois dias, passar pelo certame, a organização preparou um programa onde não faltarão workshops, apresentações, demonstrações práticas, partilha de casos de sucesso e casos de empreendedorismo e exemplos de profissões emergentes.

Quem participar nos workshops terá a oportunidade de desenvolver competências em áreas como entrevistas de emprego, a procura ativa de emprego, a elaboração de currículos e o empreendedorismo.

“Penso que isso faz falta porque as pessoas julgam que o sucesso está aliado a um conjunto de condições ideais e isso não é verdade e é importante passar a mensagem que o sucesso está ao alcance de todos”, acrescentou Mónica de Brito.

Apesar da dinâmica, a diretora executiva do SinesTecnopolo reconhece que esta mostra “não tem toda a oferta que existe na região” por se tratar da primeira edição. “Este é o primeiro passo e para o ano conseguiremos dar outra dimensão ao evento e teremos outros parceiros para além dos que estão neste pavilhão”, adiantou a responsável que não quis quantificar o público que a organização espera durante os dois dias do evento. 

“O nosso objetivo é o Alentejo Litoral em termos de público. Claro que não é fácil mobilizar todas as pessoas mas lançamos o repto às câmaras municipais e às escolas, no sentido de trazerem os alunos. Estas questões levam o seu tempo a despertar o interesse mas podemos ver que poucas horas depois da abertura já temos o pavilhão muito composto e isso é um bom indicador”, admitiu.

Para Luís Venturinha, provedor da Misericórdia de Sines, que coordena há mais de um ano o espaço CLDS 3G Viver+ Sines, trata-se de um evento que “vai ao encontro das necessidades dos jovens mais desfavorecidos” fornecendo “ferramentas que permitam desenvolver competências”.

O certame encerra esta sexta-feira.

 

Helga Nobre
Jornalista
- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -